Categorias: Nas Notícias

Guterres fala em “vento de esperança” da RDCongo e pede união da comunidade internacional

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse hoje que “há um vento de esperança a soprar” na República Democrática do Congo (RDCongo), pedindo à comunidade internacional que se una para apoiar as autoridades congolesas.

“Nos dois dias que passei em Kivu Norte, vi que há um vento de esperança a soprar na RDCongo, que há uma oportunidade para aproveitar”, começou por dizer Guterres, após uma reunião com o Presidente do país, Félix Tshisekedi, citado pela Rádio Okapi.

“O meu apelo para toda a comunidade internacional é que esta se possa unir para apoiar o povo congolês e apoiar as autoridades congolesas para que essa oportunidade seja aproveitada”, continuou o secretário-geral, manifestando a esperança que esta oportunidade se transforme num reforço das instituições, no desenvolvimento sustentável inclusivo, na segurança e na resposta a problemas humanitários.

O secretário-geral das Nações Unidas destacou ainda a importância da oposição, que reforça a democracia e o Estado de direito.

Guterres destacou ainda um reforço da missão da ONU no país, a MONUSCO, através da sua capacitação e cooperação com as Forças Armadas da RDCongo (FARDC) frente à ameaça do grupo rebelde Forças Democráticas Aliadas (ADF) e o desarmamento de outros grupos armados locais, garantindo que “as Nações Unidas não abandonarão o povo congolês”.

“Eu estava no Kivu Norte e pude ver a dimensão da ameaça das ADF e as suas ações terroristas intoleráveis contra o povo congolês. Concordamos que a MONUSCO fortalecerá a sua capacidade de ação em relação às ADF e também fortalecerá a sua cooperação com as FARDC para melhor atender às preocupações de segurança da população diante desta ameaça, que não é apenas congolesa, mas verdadeiramente uma ameaça internacional”, reforçou o português.

Guterres deixou ainda um apelo aos membros de grupos armados para que deixem “as armas e aceitem integrar as comunidades” para que se alcance “um novo Congo”.

O secretário-geral da ONU prometeu ainda intensificar a cooperação para o desenvolvimento inclusivo e duradouro da RDCongo.

“O Congo tem um enorme potencial de riqueza, e esse potencial deve servir os interesses do povo congolês”, finalizou Guterres.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias