Categorias: MundoNas Notícias

Guiné-Bissau/Eleições: PR aceita resultados e diz que CNE sabe quem devia estar na segunda volta

O Presidente cessante da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, disse hoje que aceita os resultados eleitores das presidenciais realizadas domingo, mas salientou que a Comissão Nacional de Eleições (CNE) sabe “perfeitamente” quem deveria estar na segunda volta.

“Eu continuo fiel aos ideais da paz, da democracia e da liberdade que sempre me nortearam e aceitarei quaisquer resultados que sejam publicados pelo órgão de gestão eleitoral, Comissão Nacional de Eleições”, afirmou José Mário Vaz, salientando antes o que considerou serem algumas irregularidades.

Algumas das irregularidades apontadas pelo Presidente cessante prendem-se com atraso no cumprimento de prazos eleitorais, nomeadamente publicação dos cadernos eleitorais e funcionamento das assembleias de voto, e de “terem aparecido urnas com votos previamente preenchidos”.

José Mário Vaz falava na sua sede de candidatura, onde fez uma declaração de cerca de 15 minutos, sem direito a perguntas.

“O presidente da CNE e a sua equipa na posse de todos os dados sabem perfeitamente quem realmente deveria estar nesta disputa da segunda volta”, referiu.

Na declaração, o Presidente cessante felicitou também todos os candidatos que participaram nas eleições domingo e desejou “boa sorte” aos dois que vão disputar a segunda volta, marcada para 29 de dezembro.

“Uma chamada de atenção do Presidente da República à comunidade internacional, apesar das irregularidades, aceito o resultado a fim de contribuir para a pacificação da sociedade”, notou.

O chefe de Estado cessante disse também que vai regressar ao setor privado, de onde saiu para a política, mas vai continuar a servir o seu país e o povo.

“Ao transferir a faixa presidencial ao meu sucessor, facto inédito na Guiné-Bissau, farei com orgulho, pois será um marco na democracia da Guiné-Bissau. Eu sairei de cabeça erguida, com a missão cumprida e caminharei pelas ruas desta nossa terra com a consciência tranquila, em paz, porque não matei, não roubei, não menti, não torturei, não violei direitos e cumpri o meu dever enquanto Presidente da República”, frisou.

José Mário Vaz não passou à segunda volta das eleições presidenciais na Guiné-Bissau, tendo obtido 12,41 por cento dos votos.

A segunda volta das presidenciais vai ser disputada entre Domingos Simões Pereira e Umaro Sissoco Embaló.

Domingos Simões Pereira, apoiado pelo Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) foi o candidato que obteve maior percentagem de votos, 40,13 por cento, não conseguindo mais de metade para vencer à primeira volta.

Umaro Sissoco Embaló, apoiado pelo Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15), foi o segundo mais votado e obteve 27,65 por cento dos votos.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

30 de abril, termina a Guerra do Vietname, que durou 16 anos

A Guerra do Vietname terminou a 30 de abril de 1975. Hoje, recorda-se o mais…

há % dias

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Investigadores da UC desenvolvem aerogéis compósitos para criação de novas baterias sólidas

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC)…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de sexta-feira, 26 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 26 de…

há % dias

29 de abril, dia de recordar Hitchcock, o mestre do suspense

Alfred Hitchcock nasceu em Londres, a 13 de agosto de 1899. Foi um mestre do…

há % dias