Categorias: Nas Notícias

Governo pôs défice nos 7,9 por cento do PIB, pior do que Sócrates

Défice orçamental nos primeiros três meses do ano, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), chegou aos 7,9 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), o que representa um aumento de 0,4 pontos percentuais em comparação com período homólogo de 2011. A economia não melhorou no último ano e o défice das administrações públicas já atinge os 3,2 mil milhões de euros, até março de 2012. Passos tem as contas em pior estado do que a herança de Sócrates.

Dados divulgados hoje pelo INE revelam que o défice orçamental está a subir e já atinge os 7,9 por cento do PIB, no primeiro trimestre do ano, mais 0,4 por cento do que igual período de 2011 – recorde-se que em março de 2011 o défice encontrava-se nos 7,5 por cento, também segundo dados do INE.

O cenário das administrações públicas piorou no último e apresenta-se cada vez mais difícil o cumprimento das metas determinadas pelo Governo, que previam um défice de 4,5 por cento do PIB durante o ano de 2012. A tendência de aumento do défice revela incapacidade do executivo em combater este problema das contas públicas.

Perante este quadro, o Governo terá de reduzir, até ao fim de 2012, 3,4 por cento do défice orçamental atual, o que representa cerca de 40 por cento da diferença entre a riqueza produzida pelo país e a despesa do Estado.

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, tem pela frente uma missão quase impossível, dada a dificuldade da economia em crescer e produzir riqueza. Assinala-se que o défice orçamental é hoje 0,5 por cento superior ao que o primeiro-ministro herdou do Governo anterior.

O executivo herdou um défice de 7,4 por cento, o que levou a que fossem adotadas medidas de austeridade adicionais, como o corte de subsídios de férias e de Nata, a funcionários públicos e pensionistas.

Graças a essa medida extraordinária e também com a transferência dos fundos de pensões, o Governo conseguiu terminar o ano com um défice nos 4,2 por cento do PIB. Perante os números que o INE divulga hoje, o primeiro-ministro ver-se-á obrigado a adotar medidas de austeridade adicionais.

O discurso de que as medidas de austeridade já aplicadas são suficientes cai por terra, sendo que, sem novo corte, o Governo corre o risco de não atingir as metas de défice definidas no acordo com a troika, no âmbito do programa de resgate a Portugal.

Nos últimos dias, Vítor Gaspar afirmou que o Governo não prevê novas medidas de austeridade, ainda que assuma alguma incerteza no quadro económico. No entanto, o titular da pasta das Finanças deixou, em jeito de aviso, a mensagem de que o memorando da troika abre caminho à tomada de novas medidas de austeridade, para atingir as metas orçamentais.

Perante a determinação do Governo em cumprir as metas e perante estes números do INE, relativamente ao défice das contas públicas, aumentam as probabilidades de derrapagem orçamental.

As receitas fiscais estão aquém do esperado e em queda, o que contraria as previsões do Governo, que estimava um aumento de 2,6 por cento em todo o ano de 2012.

Outros fatores empurram a economia para baixo (e justificam estes números impressionantes do INE), como a queda das receitas nas contribuições sociais, devido ao aumento do desemprego. Também o desemprego implica maiores gastos do Estado com prestações sociais e subsídios.

E se os 4,5 por cento do PIB são a meta para 2012, em termos de défice, não é difícil adivinhar que no gabinete de Vítor Gaspar já estão a ser delineadas novas medidas de austeridade, sendo certo que já não há receitas que possam ser retiradas às famílias.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias

Mover-se (bem) pela saúde do aparelho locomotor

Enveredar pela jornada de perda de peso, quando o objetivo é combater quadros de excesso…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 14 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 14 de…

há % dias