Categorias: EconomiaNas Notícias

Governo negoceia com sindicatos sobre reivindicação salarial dos mestres da Soflusa

O Governo afirmou hoje que o único tema a ser negociado com os sindicatos dos trabalhadores da Soflusa, empresa de transporte fluvial entre Barreiro e Lisboa, é a reivindicação salarial dos mestres, que estão em greve.

“Há uma coisa que fica muito clara é que o tema que tem sido ventilado da escassez de recursos é um tema que está ultrapassado, não há falta de barcos na Soflusa, nem na Transtejo [ambas as empresas operam no serviço de ferry na região de Lisboa]”, declarou o secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Mendes, à margem de uma reunião com os sindicatos dos trabalhadores da Soflusa, no Terminal Fluvial do Cais do Sodré, em Lisboa.

De acordo com o governante, as contratações que estão em concurso resolveram o problema da escassez de recursos, portanto “o único tema que esteve em cima da mesa foi a reivindicação salarial dos mestres, que estão em greve”.

A negociação entre o secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade e os sindicatos vai continuar esta tarde com a presença do Sindicato dos Transportes Fluviais, Costeiros e da Marinha Mercante (STFCMM), representante dos mestres que estão com o pré-aviso de greve, uma vez que este não conseguiu comparecer no início da reunião, no Terminal Fluvial do Cais do Sodré, em Lisboa.

Após reunir-se com o STFCMM, José Mendes espera conseguir chegar a uma conclusão sobre o processo de negociação, estando prevista uma nova declaração aos jornalistas.

A trabalhar no sentido de “encontrar equilíbrios”, procurando envolver as diferentes forças sindicais, o governante revelou que “a maioria delas se mostram colaborativas para encontrar uma solução perante um problema, que é um problema agudo”, referindo que existem “alguns navios parados e o transporte fluvial tem que servir as pessoas”.

“Estamos a fazer um trabalho muito, muito aturado de encontrar uma solução equilibrada”, reforçou o secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, manifestando-se “otimista” em relação a um acordo com os sindicatos, para que a greve dos mestres seja suspensa.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: Greve Soflusahome

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias