Categorias: Nas Notícias

Governo angolano exorta cidadãos ao “uso racional e responsável” das redes sociais

O secretário de Estado das Telecomunicações angolano, Mário Oliveira, exortou hoje os cidadãos, sobretudo os jovens, para o uso “racional e responsável” das redes sociais e das tecnologias de informação e comunicação.

“Incentivo a juventude, em particular, e toda a sociedade, em geral, na utilização racional e responsável dos meios de comunicação e, sobretudo, das redes sociais, tornando-os um meio de aproximação entre as pessoas e igualmente um meio de busca de conhecimento”, disse Mário Oliveira.

Segundo o governante, que falava numa cerimónia em saudação ao Dia Mundial da Sociedade de Informação, que hoje se assinala, um dos desafios do Governo angolano é levar os serviços de telecomunicação a “todo o país e a preços acessíveis”.

Para Mário Oliveira, o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação evidencia a “função transformadora e estimulante das comunicações e das tecnologias de informação nas sociedades”.

“É uma necessidade universal se comunicar e cooperar através das fronteiras. Nos dias de hoje, não podemos falar das telecomunicações e da sociedade de informação sem falar da inclusão digital como um veículo interativo que possibilita os cidadãos a terem acesso às tecnologias de informação e comunicação”, concluiu.

Na quarta-feira, o núncio apostólico em Angola e São Tomé considerou, em Luanda, que a utilização das redes sociais constitui uma ocasião para “favorecer o encontro”, mas também “pode potenciar o auto-isolamento como uma teia de aranha”.

Petar Rajic, que falava durante uma conferência de imprensa de apresentação da mensagem do Papa Francisco por ocasião da 53.ª Jornada Mundial das Comunicações Sociais 2019, sublinhou que as redes sociais devem ser um instrumento para “libertar e proteger”.

“A rede que queremos é uma não para aprisionar, mas para libertar e para proteger uma comunhão de pessoas livres, uma rede que permite construir pontes, uma sólida cultura do encontro, na verdade, na justiça e no respeito”, afirmou.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: ÁfricaAngola

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Estudo sugere que bactérias sobrevivem em meio hospitalar através da degradação de plásticos

Um estudo liderado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) sugere…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de sexta-feira, 10 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 10 de…

há % dias

13 de maio, nasce o médico e investigador Georgios Papanicolaou

No dia 13 de maio de 1883, nasce Georgios Papanicolaou, médico e investigador grego que…

há % dias

Emprego atinge máximo histórico em Portugal apesar do aumento na taxa de desemprego

A Randstad Portugal acaba de publicar a sua análise aos resultados do Inquérito ao Emprego…

há % dias

10 de maio, começa a Bücherverbrennung, a queima de livros nazi

A Bücherverbrennung, que em português significa “queima de livros”, começou a 10 de maio de…

há % dias