Categorias: Nas Notícias

Governo angolano abre hoje o concurso para minas de diamantes, ferros e fosfatos

O Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos de Angola abre hoje o concurso público internacional para atribuir direitos de prospeção e exploração de minas de diamantes, ferro e fosfatos, nas províncias das Lundas, Cuanza Norte, Cabinda e Zaire.

As cinco concessões mineiras localizam-se em Camafuca-Camazambo (diamantes, na Lunda Norte), Tchitengo (diamantes, na Lunda Norte e Sul), Kassala Kitungo (ferro, no Cuanza-Norte), Cácata (fosfatos, em Cabinda) e Lucunga (fosfatos no Zaire).

O anúncio hoje divulgado especifica, no caso dos diamantes, que o objetivo é o aumento de produção, estando a concurso as concessões de Camafuca-Camazambo, com uma área de 1.389 quilómetros quadrados, e Tchitengo, com um total 1.022 quilómetros quadrados.

A concessão de ferro de Kassala Kitungo com 7.750 quilómetros quadrados visa dar seguimento ao Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição de Importações (PRODESI).

As concessões de fosfatos de Cácata (21,16 quilómetros quadrados) e Lucunga (171 quilómetros quadrados) irão contribuir para o lançamento da indústria de fertilizantes em Angola.

A adjudicação será feita aos candidatos “cuja proposta for considerada económica e tecnicamente mais vantajosa e que demonstrem que possuir competências necessárias para desenvolver programas de trabalhos que garantam a produção na concessão mineira”.

As propostas podem ser apresentadas até ao dia 18 de novembro de 2019, podendo as empresas, nacionais ou estrangeiras, concorrer individualmente ou em consórcio.

Os candidatos deverão entregar, entre outros documentos: informação detalhada da sua experiência em prospeção e exploração de recursos minerais, bem como da sua estrutura patrimonial, e referências de instituições bancárias idóneas que atestem a sua capacidade financeira; relatório de contas dos últimos três anos; proposta de programa de trabalhos a desenvolver; plano de responsabilidade social; plano de formação e capacitação da mão-de-obra local, etc.

Antes do concurso foram realizadas cinco apresentações técnicas com estreia em Luanda, a 27 de agosto 2019, seguindo-se o Dubai, a 10 de setembro, Pequim, a 16 de setembro, Londres, 20 de setembro, e Nova Iorque, a 30 de setembro.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: ÁfricaAngola

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias