Categorias: Nas Notícias

Gata Mata Hairi ‘foi comprar cigarros’ e regressa passados dez meses e 5600 quilómetros

Mata Hairi saiu de casa, a 1 de setembro de 2012, mas está quase a regressar. Esta gata de Portland, nos EUA, fora recolhida por um sem-abrigo e o par fez mais de 5600 quilómetros à boleia. Na quinta-feira, o dono recebeu um telefonema: Mata Hairi estava no estado de Montana.

Uma gata branca com malhas cinzentas saiu de casa para ‘comprar cigarros’ e, ao fim de dez meses, vai regressar. O caso ocorreu nos Estados Unidos, durou dez meses e envolveu muitas boleias.

Mata Hairi deixou a casa de Ron Buss a 1 de setembro de 2012. A gata estava habituada a passear, pelo que o dono, residente no estado de Portland, demorou a aperceber-se de que algo estava errado. “Sempre que vinha de algum lado ela estava à minha espera”, contou Ron Buss, ao jornal Oregon Live.

Entretanto, Mata Hairi estava num café. Tinha fugido à chuva e abrigava-se debaixo de uma mesa. Michael King, um sem-abrigo, teve piedade do animal e recolheu-o. “Estou sempre a encontrar gatos, mas nunca os recolho. Só que algo me dizia para ficar com esta”, explicou-se King, citado pelo jornal Independent Record.

O sem-abrigo batizou-a de Tabor (o nome do café) e a dupla começou a viajar à boleia. De Portland passaram para a Califórnia, regressando a Portland e, de seguida, viajando para o estado de Montana, quando Michael King foi visitar os pais. Ao longo das viagens, a dupla era uma atração. “Tabor é um sucesso, não é todos os dias que se vê uma gata a andar em cima da mochila de alguém”, referiu.

Na semana passada, o pai de Michael, Walter Ebert, resolveu levar a gata à clínica. Na consulta, o veterinário detetou o chip e leu a informação. Ligou para Ron Buss e ficou combinado, juntamente com Michael King, o processo de ‘devolução’ da gata a casa, previsto para esta semana.

“Eu não queria um gato no início, apenas pensei que estava a salvar o animal de alguém. Acabei por me afeiçoar”, lamentou-se King. O ‘segundo dono’ foi convidado a participar na festa que espera Mata Hairi, a qual terá direito à refeição preferida: frango panado. Para trás vão ficar mais de 5600 quilómetros percorridos à boleia, numa aventura que durou dez meses.

“Agora vai ficar sempre fechada em casa. Já percebi que ela gosta de ‘rambóia’”, revelou Ron Buss.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 26 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 26 de…

há % dias

Alterações climáticas podem tornar-se na principal causa da perda de biodiversidade até 2050

De acordo com um estudo publicado hoje (sexta-feira, 26) na prestigiada revista Science, a biodiversidade global…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

26 de abril, dia de recordar as vítimas de Chernobyl

A 26 de abril de 1986, na Ucrânia (então parte da União Soviética), dá-se o pior…

há % dias

UC coordena projeto europeu direcionado para agricultura digital

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a coordenar um…

há % dias

24 de abril, os gregos entram em Troia escondidos no mítico Cavalo

O dia 24 de abril marca a entrada dos gregos em Troia: os troianos julgam…

há % dias