Nas Notícias

Gata Mata Hairi ‘foi comprar cigarros’ e regressa passados dez meses e 5600 quilómetros

mata hairix210mata hairiMata Hairi saiu de casa, a 1 de setembro de 2012, mas está quase a regressar. Esta gata de Portland, nos EUA, fora recolhida por um sem-abrigo e o par fez mais de 5600 quilómetros à boleia. Na quinta-feira, o dono recebeu um telefonema: Mata Hairi estava no estado de Montana.

Uma gata branca com malhas cinzentas saiu de casa para ‘comprar cigarros’ e, ao fim de dez meses, vai regressar. O caso ocorreu nos Estados Unidos, durou dez meses e envolveu muitas boleias.

Mata Hairi deixou a casa de Ron Buss a 1 de setembro de 2012. A gata estava habituada a passear, pelo que o dono, residente no estado de Portland, demorou a aperceber-se de que algo estava errado. “Sempre que vinha de algum lado ela estava à minha espera”, contou Ron Buss, ao jornal Oregon Live.

Entretanto, Mata Hairi estava num café. Tinha fugido à chuva e abrigava-se debaixo de uma mesa. Michael King, um sem-abrigo, teve piedade do animal e recolheu-o. “Estou sempre a encontrar gatos, mas nunca os recolho. Só que algo me dizia para ficar com esta”, explicou-se King, citado pelo jornal Independent Record.

O sem-abrigo batizou-a de Tabor (o nome do café) e a dupla começou a viajar à boleia. De Portland passaram para a Califórnia, regressando a Portland e, de seguida, viajando para o estado de Montana, quando Michael King foi visitar os pais. Ao longo das viagens, a dupla era uma atração. “Tabor é um sucesso, não é todos os dias que se vê uma gata a andar em cima da mochila de alguém”, referiu.

Na semana passada, o pai de Michael, Walter Ebert, resolveu levar a gata à clínica. Na consulta, o veterinário detetou o chip e leu a informação. Ligou para Ron Buss e ficou combinado, juntamente com Michael King, o processo de ‘devolução’ da gata a casa, previsto para esta semana.

“Eu não queria um gato no início, apenas pensei que estava a salvar o animal de alguém. Acabei por me afeiçoar”, lamentou-se King. O ‘segundo dono’ foi convidado a participar na festa que espera Mata Hairi, a qual terá direito à refeição preferida: frango panado. Para trás vão ficar mais de 5600 quilómetros percorridos à boleia, numa aventura que durou dez meses.

“Agora vai ficar sempre fechada em casa. Já percebi que ela gosta de ‘rambóia’”, revelou Ron Buss.

Em destaque

Subir