Categorias: Nas Notícias

Futura presidência angolana vai dar impulso ao pilar económico da CPLP – secretário-executivo

O secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) disse à Lusa, que a futura presidência angolana, em funções a partir de julho, pretende dar “um impulso” à consolidação de um novo pilar da organização, o económico.

Se a presidência cabo-verdiana da CPLP – que é rotativa -, atualmente em funções, esteve centrada na facilitação da mobilidade dos cidadãos lusófonos, a angolana deverá estar focada no pilar económico da organização, considerou o diplomata Francisco Ribeiro Telles, que assumiu o cargo faz precisamente hoje um ano, apesar de ter tomado posse a 15 de dezembro de 2018.

Em entrevista à Lusa, após o primeiro ano de mandato, o diplomata começou por lembrar que Angola ainda não apresentou o seu programa, mas considerou que, das conversas que tem mantido com os responsáveis do país, a presidência angolana pretende dar “um impulso” à parte económica da CPLP.

“Das conversas que temos tido e dos contactos que temos mantido, eu penso que Angola vai pretender dar um impulso à dimensão económica da CPLP”, afirmou.

Explicando que a organização hoje tem três pilares – o da promoção e difusão da língua portuguesa, o da concertação política e diplomática e o da cooperação -, Ribeiro Telles adiantou que, desta forma, “poderá estar a nascer um quarto pilar da CPLP, o da dimensão económica e empresarial da comunidade”.

E acrescentou que “há cada vez mais países interessados em desenvolver esse pilar”.

O próprio secretário-executivo confessa que gostava de ver no futuro, ainda se possível durante o seu mandato, “uma certa consolidação desse pilar económico e empresarial”.

Além disso, “gostaria de ver” a cimeira de chefes de Estado e de Governo dos nove Estados-membros da organização, que ocorre de dois em dois anos, ser precedida, na véspera, de um “grande fórum económico sobre a economia dos países da CPLP”

A ideia, explicou, “era que, depois, esse fórum pudesse constituir como que um Davos africano”.

“Seria muito interessante que a CPLP pudesse potenciar isso”, sublinhou.

A Confederação Empresarial da CPLP defendeu, bem recentemente, na sua conferência anual, no Porto, que as suas conferências passassem a ser bianuais e decorressem à margem das cimeiras de chefes de Estado e de Governo da organização.

Segundo o secretário-executivo da CPLP, o novo pilar vai começar a ser debatido pelos Estados-membros já no início deste ano.

“Há uma reunião ministerial, já convocada pela presidência cabo-verdiana, ao nível de ministros da Economia, do Comércio e das Finanças, precedida de uma reunião das agências de investimento. Portanto acho que é um caminho que se está a abrir”, afirmou.

Além deste objetivo, Ribeiro Telles traçou como outras grandes metas até ao final do mandato, no fim deste ano, a mobilidade e a participação mais ativa dos países observadores na organização, também a nível financeiro.

Sobre a mobilidade, disse: “Espero que veja a luz do dia, que haja avanços concretos na mobilidade, porque acho que seria um avanço histórico na própria CPLP”, concluiu.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Asma, uma doença que merece todo o nosso respeito!

Artigo de opinião da Dra. Cláudia Ferrão – Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da…

há % dias

6 de maio, nasce Sigmund Freud, o pai da Psicanálise

Sigmund Freud nasceu em Freiberg, na Áustria, a 6 de maio de 1856. Foi um…

há % dias

5 de maio, nasce o Conselho da Europa, pilar dos Direitos Humanos

O Conselho da Europa é a mais antiga instituição europeia em funcionamento. Nasceu a 5…

há % dias