Categorias: Mundo

Fumo da poluição é tanto que na cidade de Harbin não há transportes nem aulas

A cidade de Harbin, na China, está praticamente fechada. A poluição é tanta que nem permite ver o suficiente para que haja transportes. As escolas e vários serviços foram encerrados devido ao ‘smog’, uma espécie de nevoeiro produzido pelas partículas no ar.

Uma cidade no nordeste da China está em alerta vermelho devido à poluição atmosférica. A concentração de partículas no ar é tanta que Harbin está praticamente fechada desde ontem. Os voos foram cancelados devido à falta de visibilidade, o que motivou o encerramento dos aeroportos. Várias autoestradas foram também fechadas devido ao ‘smog’, o efeito em que a poluição é tanta que parece um nevoeiro.

Devido aos perigos da concentração de partículas poluentes no ar, muito superior aos limites recomendados pela Organização Mundial da Saúde, as escolas e vários serviços públicos foram também encerrados. De acordo com a Xinhua, a agência de notícias estatal, a cocentração atingiu os 500 microgramas por metro cúbico, mas a Reuters avança com o dobro. Ambos estão acima dos 300 microgramas que a OMS determinou como valor máximo e muito aquém dos 20 microgramas que a mesma entidade refere como limite diário.

O problema de Harbin foi a associação de “uma neblina forte” com “os primeiros trabalhos de aquecimento de edifícios”, como justificou Fang Li, diretor-adjunto do departamento municipal de proteção ambiental de Pequim: “Não se pode associar a poluição ao aquecimento de interiores, senão isto seria assim todos os invernos. Não é possível. Esse ‘nevoeiro da poluição’ é, acima de tudo, provocado pelas condições climáticas”.

O aquecimento de edifícios é um serviço estatal que, no caso desta cidade, abrange 65 por cento da população. O serviço costuma ter início em meados de novembro, sobretudo através da queima de carvão. O fumo emitida pelas centrais e fábricas é arrastado pelos ventos que sopram do deserto do Gobi, juntando-se ao fumo dos milhões de veículos que atravessam Harbin.

Segundo dados da Xinhua, a cidade superou em janeiro deste ano o limite de poluição em 45 vezes. Com 11 milhões de habitantes, Harbin é capital da província de Heilongjiang, no extremo nordeste da China. 

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Estudo sugere que bactérias sobrevivem em meio hospitalar através da degradação de plásticos

Um estudo liderado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) sugere…

há % dias

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de sexta-feira, 10 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 10 de…

há % dias

13 de maio, nasce o médico e investigador Georgios Papanicolaou

No dia 13 de maio de 1883, nasce Georgios Papanicolaou, médico e investigador grego que…

há % dias

Emprego atinge máximo histórico em Portugal apesar do aumento na taxa de desemprego

A Randstad Portugal acaba de publicar a sua análise aos resultados do Inquérito ao Emprego…

há % dias

10 de maio, começa a Bücherverbrennung, a queima de livros nazi

A Bücherverbrennung, que em português significa “queima de livros”, começou a 10 de maio de…

há % dias