Categorias: Velocidade

FPAK explica porque não autorizou a realização da i-Drive Cup

A recente polémica suscitada pela não autorização da competição de velocidade i-Drive Cup – destinada aos pequenos Ford Fiesta – motivou uma nota de esclarecimento por parte da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK).

Num comunicado a entidade federativa considera que teve em conta a intenção de trazer o público “de volta às pistas permanentes, de onde tem estado arredado”.

Para a FPAK o retorno mediático é um fator decisivo para as escolhas das competições existentes, pois é ele que garante os patrocinadores. E lembra que “qualquer evento, desportivo ou não, se não tiver um bom cartaz dificilmente conseguirá atrair público”.

A equipa liderada por Manuel Mello Breyner refere que no caso específico da i-Drive Cup, e embora a nova competição seja organizada “por uma empresa que no passado já deu provas de o saber fazer”, trazendo “consigo uma marca de grande nome e tradição” no automobilismo não lhe pareceu “ser a melhor ideia”.

Segundo a FPAK “é fácil constatar que neste momento a oferta é superior há procura”, e a i-Drive Cup “iria dispersar a já pouca procura existente”. E o que iria suceder era “a transferência de pilotos de umas competições para outras”.

A entidade federativa defende a existência de competições com grelhas numerosas, e apesar de ter ficado contente com a possibilidade do regresso de uma marca há muito afastada do automobilismo português, ficou simultaneamente preocupada.

“Há que ter o cuidado de criar as condições ideais para que regressem, mas, mais importante, que se mantenham. Senão corremos todos o risco de dar um tiro no pé”, lê-se no comunicado da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.

“Também, sempre a pensar em salvaguardar o investimento das marcas, entendemos que uma competição monomarca deve ter o seu tempo próprio, de modo a se rentabilizar. Assim, foi única e exclusivamente baseado nestas premissas que tomamos a decisão de não autorizar a vinda de mais uma competição monomarca”, justifica ainda a FPAK.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias