Motores

“Fomos regulares” diz Tanak sobre a vitória na Grã-Bretanha

Depois de se ter imposto no Rali de Gales Grã-Bretanha Ott Tanak consolidou a sua posição de líder do Campeonato do Mundo da especialidade (WRC), mas o piloto da Toyota atribui o êxito à sua consistência ao longo da prova.

A duas provas do final do WRC 2019 o estónio possui 28 pontos de vantagem sobre Sebastien Ogier, pelo que este triunfo em terras britânicas se revelou de primordial importância, mesmo se em várias situações não foi o mais rápido na estrada.

Elfyn Evans, a ‘jogar em casa’, conseguiu vencer sete classificativas, e teve uma ponta final que o deixou perto do pódio, mas Tanak assume que vencer especiais não foi a sua prioridade, mas sim garantir que mantinha a liderança até final.

“Cada classificativa que terminava tinha diferenças muito ténues e era difícil de aumentá-las. Foi sempre um desafio. Não tinha feito erros e fui conseguindo consolidar (o primeiro posto). No sábado não ganhei qualquer especial na floresta nem sequer na sexta feita. Fomos regulares”, diz o estónio da Toyota para justificar a ‘receita’ do sucesso.

Ott Tanak poderá arrebatar o título mundial no final do mês de outubro na Catalunha, a penúltima prova da temporada, que sabe que o seu Yaris WRC é a ‘arma’ certa para visar o triunfo mais uma vez no piso misto da prova espanhola, mas lembra: “Sabemos que poderá difícil no primeiro dia, pois abrimos a estrada. Depende sempre da meteorologia”.

“No ano passado constatamos que a chuva fazia muitas vezes parte do rali, e que isso poderia mudar as coisas. Do lado da performance penso que estamos bem e podemos bater-nos pela vitória”, considera ainda o estónio.

Estão 60 pontos em disputa na classificação de pilotos, pelo que se Tanak marcar mais dois que Ogier na Catalunha, e se Thierry Neuville não recuperar 11 pontos ao piloto da Toyota este pode chegar ao cetro na próxima prova do WRC 2019.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 26 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 26 de…

há % dias

Alterações climáticas podem tornar-se na principal causa da perda de biodiversidade até 2050

De acordo com um estudo publicado hoje (sexta-feira, 26) na prestigiada revista Science, a biodiversidade global…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

26 de abril, dia de recordar as vítimas de Chernobyl

A 26 de abril de 1986, na Ucrânia (então parte da União Soviética), dá-se o pior…

há % dias

UC coordena projeto europeu direcionado para agricultura digital

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a coordenar um…

há % dias

24 de abril, os gregos entram em Troia escondidos no mítico Cavalo

O dia 24 de abril marca a entrada dos gregos em Troia: os troianos julgam…

há % dias