Categorias: Desporto

Fabrice Muamba deixa hospital e quer agora estar com a família

Quando falta um dia para fazer um mês desde o colapso no jogo frente ao Tottenham, Fabrice Muamba teve esta segunda-feira alta do London Chest Hospital. Médio de 23 anos agradece todo o trabalho dos médicos e diz agora querer recuperar o tempo perdido ao lado da família.

Fabrice Muamba, jogador do Bolton que teve uma paragem cardíaca na partida frente ao Tottenham, a 17 de março, teve esta segunda-feira alta do London Chest Hospital, onde estava internado.

A informação é oficial e parte do próprio Bolton, que publica no seu site oficial. Owen Coyle, treinador dos ‘Wanderers’ mostra-se satisfeito e diz mesmo que a alta do médio de 23 anos é uma ótima notícia para a equipa. Já o próprio jogador agradece todo o trabalho da equipa médica e diz que ficará em dívida para a eternidade. Muamba refere que agora é tempo de continuar a recuperação e que pretende passar os próximos tempos junto da família.

O mundo do futebol recebe finalmente uma boa nova, depois de ter sido novamente abalado com a morte de Piermario Morosini, no passado sábado.

Medicina colocada à prova
A situação de Fabrice Muamba está a intrigar um pouco a medicina à escala global. Jonathan Tobin, médico que assistiu o médio do Bolton no relvado, segundos depois do colapso, afirma que o jogador esteve morto mais de uma hora: “No total foram 78 minutos. 48 no campo, após o colapso, e mais 30 no hospital”, confirma.

Tobin fala ainda daquilo que sentiu após perceber que pouco havia a fazer: “Depois de chegarmos ao hospital refugiei-me num corredor e chorei, nunca esperávamos que recuperasse os sentidos”, conta o médico, para depois caracterizar o sentimento oposto, quando soube daquilo que considera um milagre: “Depois de recuperar os sentidos perguntei-lhe o nome. Respondeu-me Fabrice Muamba. Disse-lhe ainda que tinha ouvido falar que era um grande jogador. Ele disse-me que fazia por isso. Nesse momento as lágrimas voltaram”, afirma Jonathan Tobin.

Carreira
Fabrice Muamba, 23 anos, nasceu no Zaire, atual República Democrática do Congo. A sua primeira época como profissional de futebol foi no Arsenal, na temporada de 2005/06. Um ano depois, o médio viria a transferir-se para o Birminham City, na época em que se afirmou na Premier League, tendo realizado 37 partidas e marcado dois golos. Em 2008/09 transfere-se para o Bolton, onde está até então. Pilar do meio campo dos ‘Wanderers’, Fabrice Mumba realizou mais de 100 jogos pelo Bolton, em três épocas. Esta temporada levava já 20.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 30 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 30 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

As 4 principais falhas éticas dos líderes que mais prejudicam os trabalhadores

A propósito do Dia do Trabalhador conheça os maiores erros de ética empresarial Quando os…

há % dias

30 de abril, termina a Guerra do Vietname, que durou 16 anos

A Guerra do Vietname terminou a 30 de abril de 1975. Hoje, recorda-se o mais…

há % dias

Investigadores da UC desenvolvem aerogéis compósitos para criação de novas baterias sólidas

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC)…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias