Desporto

Fabrice Muamba deixa hospital e quer agora estar com a família

muamba_hospital_1Quando falta um dia para fazer um mês desde o colapso no jogo frente ao Tottenham, Fabrice Muamba teve esta segunda-feira alta do London Chest Hospital. Médio de 23 anos agradece todo o trabalho dos médicos e diz agora querer recuperar o tempo perdido ao lado da família.

Fabrice Muamba, jogador do Bolton que teve uma paragem cardíaca na partida frente ao Tottenham, a 17 de março, teve esta segunda-feira alta do London Chest Hospital, onde estava internado.

A informação é oficial e parte do próprio Bolton, que publica no seu site oficial. Owen Coyle, treinador dos ‘Wanderers’ mostra-se satisfeito e diz mesmo que a alta do médio de 23 anos é uma ótima notícia para a equipa. Já o próprio jogador agradece todo o trabalho da equipa médica e diz que ficará em dívida para a eternidade. Muamba refere que agora é tempo de continuar a recuperação e que pretende passar os próximos tempos junto da família.

O mundo do futebol recebe finalmente uma boa nova, depois de ter sido novamente abalado com a morte de Piermario Morosini, no passado sábado.

Medicina colocada à prova
A situação de Fabrice Muamba está a intrigar um pouco a medicina à escala global. Jonathan Tobin, médico que assistiu o médio do Bolton no relvado, segundos depois do colapso, afirma que o jogador esteve morto mais de uma hora: “No total foram 78 minutos. 48 no campo, após o colapso, e mais 30 no hospital”, confirma.

Tobin fala ainda daquilo que sentiu após perceber que pouco havia a fazer: “Depois de chegarmos ao hospital refugiei-me num corredor e chorei, nunca esperávamos que recuperasse os sentidos”, conta o médico, para depois caracterizar o sentimento oposto, quando soube daquilo que considera um milagre: “Depois de recuperar os sentidos perguntei-lhe o nome. Respondeu-me Fabrice Muamba. Disse-lhe ainda que tinha ouvido falar que era um grande jogador. Ele disse-me que fazia por isso. Nesse momento as lágrimas voltaram”, afirma Jonathan Tobin.

Carreira
Fabrice Muamba, 23 anos, nasceu no Zaire, atual República Democrática do Congo. A sua primeira época como profissional de futebol foi no Arsenal, na temporada de 2005/06. Um ano depois, o médio viria a transferir-se para o Birminham City, na época em que se afirmou na Premier League, tendo realizado 37 partidas e marcado dois golos. Em 2008/09 transfere-se para o Bolton, onde está até então. Pilar do meio campo dos ‘Wanderers’, Fabrice Mumba realizou mais de 100 jogos pelo Bolton, em três épocas. Esta temporada levava já 20.

Em destaque

Subir