Categorias: Nas Notícias

Extinção de freguesias proposta pelo Governo ‘chumbada’ no Porto

Depois de Beja ter chumbado a proposta de fusão de freguesias, proposta pelo Governo, surge no Porto um movimento a tomar decisão idêntica. O Movimento Freguesias Sempre – Plataforma do Distrito do Porto disse ontem ‘não’ à reforma da administração local nos moldes que o executivo propõe.

O movimento ‘Freguesias Sempre’, que junta autarcas de freguesia do distrito do Porto, reuniu ontem em Leça da Palmeira (Matosinhos) e deliberou chumbar a proposta de lei do Governo (44/XII), que propõe a fusão e extinção das freguesias.

Depois de os autarcas de Beja se terem manifestado contra o projeto de lei, surge mais um protesto que reúne cerca de 80 autarcas do Porto, representantes de 12 dos 18 concelhos do distrito.

Segundo declarações à Lusa de Pedro Sousa, presidente da Junta de Leça da Palmeira e porta-voz do ‘Movimento Freguesias Sempre – Plataforma do Distrito do Porto’, esta decisão vai ser apresentada no Encontro Nacional de Freguesias, que está marcado para o dia 10 de março e que ocorrerá na cidade de Lisboa.

Deste encontro do Porto (ao qual se junta outro protesto saído de Beja) saiu um texto com 11 pontos que defende que a realização de qualquer reforma administrativa “deve dar prioridade à criação de regiões administrativas”, processo que tem de “envolver os autarcas”.

O movimento decidiu enviar “uma carta aberta dirigida ao Presidente da República”, na qual são apresentados argumentos impedir que a reforma administrativa seja “imposta aos cidadãos”.

Pedro Sousa sustenta ainda à agência Lusa que qualquer processo de fusão de freguesias “deve implicar um amplo consenso”, além de um necessário “pacto de regime na Assembleia da República”.

Por outro lado, acrescenta, existem outras matérias que devem ser discutidas a par de um projeto lei de desenhar um novo quadro autárquico. A medida de varrer freguesias do mapa não pode ser realizada sem discussão da lei das finanças locais, ou como um reforço de competências no poder local.

Acresce ainda que no memorando de entendimento da troika, “nenhum ponto” refere a reforma suscite uma “agregação de freguesias”, segundo Pedro Sousa.

O Movimento Freguesias Sempre surgiu em outubro de 2011 e junta-se a outros movimentos que têm tentado travar o processo de extinção e fusão de freguesias, que o Governo pretende levar avante. Também em Beja se verifica oposição à proposta de lei nº 44/XII, que prevê a extinção de cerca de 1300 freguesias.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 21 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 21 de…

há % dias

22 de maio, nasce Hergé, o ‘pai’ de Tintin, nazi e defensor de ideais racistas

Escritor, artista, e desenhador de banda desenhada, Hergé ficou célebre pela personagem que criou, mas…

há % dias

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

20 de maio, Timor-Leste liberta-se da ocupação indonésia

Hoje é dia de homenagear as vítimas timorenses, não apenas as vítimas do massacre no…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias