Estudo revela que um terço dos portugueses adultos é inativo fisicamente

Não praticar qualquer tipo de atividade física é um grande risco para a saúde. No entanto, um terço dos adultos portugueses é sedentário. Deste modo, há maior risco de sofrer de diabetes, depressão ou doenças do foro cardiovascular.

Estes dados foram concedidos à agência Lusa pelo coordenador do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física, Pedro Teixeira.

“Hoje em dia já temos dados de vários inquéritos realizados a nível europeu e nacional, que nos permitem dar uma ideia da prática da atividade física e de quantas pessoas são fisicamente ativas em Portugal”, afirmou, acrescentando que “apenas cerca de 20 por cento da população adulta cumpre com as recomendações internacionais para a prática da atividade desportiva”. O que, para o especialista, “é um número muito baixo”.

Pedro Teixeira, docente na Faculdade de Motricidade Humana, faz uma separação: “Se considerarmos toda a atividade física que as pessoas fazem – o tempo que percorrem a caminhar durante o dia, as atividades na ocupação laboral, nos transportes ou domésticas – podemos ter um número sensivelmente mais baixo” de pessoas inativas.

“Dois terços da população poderão ser ativos, mas não suficientemente ativos. Há, depois, um outro terço de pessoas (entre 25 a 30 por cento), que sabemos serem mesmo inativos fisicamente e que não cumprem qualquer tipo de recomendação. Uma pessoa fisicamente inativa é uma pessoa que nem faz desporto nem exercício físico regularmente e tem um padrão de vida sedentário”, explicou.

Estas pessoas sedentárias “passam muito tempo sentadas: em casa, no seu tempo livre, no seu local de trabalho e nas suas deslocações diárias usam meios motorizados, que não despendem qualquer energia”.

Para Pedro Teixeira, as recomendações para os adultos situam-se em 150 minutos de atividade física moderada ou vigorosa. São ainda recomendadas alguns hábitos que podem combater o sedentarismo, como pequenas pausas no local de trabalho, optar por percursos mais longos em pequenas tarefas e as escadas em detrimento do elevador.

“Podemos ser criativos: em muitas empresas tecnológicas é muito frequente a realização de ‘walking meetings’ [encontros em movimento] que decorrem num parque à volta de um edifício. Nos auditórios ou salas de aulas, podemos ter salas progressivamente adaptadas para que as pessoas possam deambular, estar em pé ou sentadas”, finaliza.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 26 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 26 de…

há % dias

Alterações climáticas podem tornar-se na principal causa da perda de biodiversidade até 2050

De acordo com um estudo publicado hoje (sexta-feira, 26) na prestigiada revista Science, a biodiversidade global…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

26 de abril, dia de recordar as vítimas de Chernobyl

A 26 de abril de 1986, na Ucrânia (então parte da União Soviética), dá-se o pior…

há % dias

UC coordena projeto europeu direcionado para agricultura digital

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a coordenar um…

há % dias

24 de abril, os gregos entram em Troia escondidos no mítico Cavalo

O dia 24 de abril marca a entrada dos gregos em Troia: os troianos julgam…

há % dias