Categorias: Nas Notícias

Estão a cortar o cordão umbilical ao Lusocord, lamenta o deputado socialista Manuel Pizarro

O Lusocord pode encerrar, alertou Manuel Pizarro, de visita a este banco de células do cordão umbilical. O organismo anda a “inventar soluções” para manter a atividade, como admite a diretora Helena Alves, pois o encerramento “seria criminoso”.

Portugal tem um banco público de células do cordão umbilical, o Lusocord, mas o organismo corre sérios riscos de fechar as portas. O alerta foi dado por Manuel Pizarro, antigo secretário de Estado da Saúde e o mais provável candidato do PS à Câmara do Porto. Numa visita ao Lusocord, instalado no Centro de Histocompatibilidade do Porto, Pizarro alertou para a falta de financiamento e de autonomia deste banco.

“É lamentável que a atividade do banco esteja seriamente limitada por não ter o financiamento necessário e por não ter autonomia para recrutar os técnicos de que precisa. Estamos há mais de um ano a aguardar que o Governo tome decisões”, argumentou o deputado socialista, referindo-se aos dois milhões de euros previstos no Orçamento do Estado de 2011 e dos quais o Lusocord só recebeu 500 mil euros.

O banco lida com a falta de recursos humanos para cumprir a finalidade com que foi criado há três anos: assegurar a criopreservação de células estaminais, para utilização em tratamentos de doenças do foro hematológico. Trata-se, para Manuel Pizarro, de “um serviço indispensável para o país, porque o sangue criopreservado pode ser utilizado no futuro por quem necessitar de uma transplantação, ao contrário do que acontece com os bancos privados, onde o material fica ao dispor apenas das próprias famílias”.

Sem quadro de pessoal, a administração tem recorrido a contratos temporários e, desde que estes terminaram (em janeiro), a técnicos pagos à hora. “Temos estado a aguentar, a apagar fogos e a inventar soluções”, lamenta a diretora Helena Alves, que se recusa a acreditar no encerramento do Lusocord, ato que “seria criminoso”.

O banco aguarda pela conclusão da passagem do Centro de Histocompatibilidade do Norte para a tutela do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, mas até lá tem de cumprir os ‘mínimos’ de 30 a 50 colheitas por dia. Adiado ‘até às calendas’ está tudo o que não é urgente, como algumas análises e questões processuais. Até ao momento, estão criopreservadas mais de 8000 de um total das 25 mil amostras já colhidas no Lusocord.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 30 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 30 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

As 4 principais falhas éticas dos líderes que mais prejudicam os trabalhadores

A propósito do Dia do Trabalhador conheça os maiores erros de ética empresarial Quando os…

há % dias

30 de abril, termina a Guerra do Vietname, que durou 16 anos

A Guerra do Vietname terminou a 30 de abril de 1975. Hoje, recorda-se o mais…

há % dias

Investigadores da UC desenvolvem aerogéis compósitos para criação de novas baterias sólidas

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC)…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias