País

“Está a brincar comigo?”. Costa mantém o que disse sobre ministro holandês

António Costa irritou-se com uma jornalista quando esta lhe perguntou se se tinha excedido ao classificar como “repugnante” um comentário de um ministro holandês.

Wopke Hoekstra, o ministro das Finanças da Holanda, tinha criticado um eventual apoio europeu à Itália e à Espanha, os dois países da União mais afetados pela pandemia, e chegou mesmo a sugerir uma investigação ao Governo espanhol por não ter margem orçamental para lidar com a crise que já se está a instalar em todo o mundo.

António Costa não teve dúvidas em condenar o “discurso repugnante” de Hoekstra, mas foi confrontado por uma jornalista, durante a visita ao Centro para a Excelência e Inovação da Indústria Automóvel, em Matosinhos.

“Excedi-me? Estão a brincar comigo?”, reagiu o primeiro-ministro.

“A União Europeia ou faz o que tem de fazer ou a União Europeia acabará. Acho que só as pessoas que não têm a menor sensibilidade ou a menor compreensão do que é esta realidade dramática que estamos neste momento a enfrentar – perante dramas como o da Itália ou da Espanha, e em todos os países e na Holanda também – é que é possível dizerem que é preciso ir saber porque é que a Itália e a Espanha não têm condições orçamentais para enfrentar estas situações”, frisou António Costa.

“A última coisa que qualquer político responsável pode fazer neste cenário é não compreender que a prioridade das prioridades é salvar vidas e combater este vírus, é criar condições para tão rapidamente quanto possível as empresas poderem funcionar, os empregos voltarem a ser seguros, as famílias poderem voltar a ter rendimentos. Só assim é que as finanças públicas são sustentáveis”, acentuou.

“É preciso não ter a noção do que é viver num mercado interno como aquele em que nós vivemos para alguém poder ter a ilusão de que consegue resolver o problema da pandemia na Holanda se a pandemia se continuar a generalizar na Itália ou em Espanha ou em qualquer outro sítio. Vivemos num mercado de fronteiras abertas”, lembrou.

António Costa disse que “não há finanças públicas saudáveis com economias mortas, pessoas no desemprego e colapsos no sistema de saúde”, referindo que “isso são ficções dos manuais neoliberais, mas que não existem” e apontou que “um ministro das Finanças, seja de que país for, tem de compreender muito bem as prioridades”.

“E quem quer estar numa UE a 27 tem de perceber que estar numa união não é viver em isolamento, por si só, é partilhar com os outros as dificuldades e as vantagens. Um ministro das Finanças que mais beneficia com a existência de um mercado interno e com a existência da zona euro, devia ser dos primeiros a perceber que num espírito de união estamos cá para nos apoiar uns aos outros”.

Visivelmente desagradado com o tema, António Costa, que esteve em Matosinhos acompanhado do ministro da Economia, bem como com o do Ensino Superior, recordou que Portugal “mesmo quando estava numa grave crise económica” foi, disse, “dos primeiros a acolher migrantes e refugiados” porque tinha “parceiros na Europa que viviam uma grave crise migratória”.

“E esta é, modéstia à parte, a boa forma de estar na UE”, sublinhou.

Para Costa, “a boa forma de estar na UE não é repetir o comportamento de 2008 e 2009” porque, frisou, além das “trágicas consequências económicas” a “agravante agora” é que além de “salvar a economia e o emprego” em causa está “salvar vidas humanas”.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação
Etiquetas: António Costahome

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias