Categorias: Nas Notícias

Escocesa Jo Swinson eleita líder dos Liberais Democratas

A deputada escocesa Jo Swinson foi hoje anunciada a vencedora da eleição para a liderança do partido dos Liberais Democratas, derrotando Ed Davey.

Graças ao sistema de voto eletrónico, o resultado foi anunciado apenas três horas após o encerramento das urnas e numa eleição em que votaram mais de 47 mil entre um total de 107 mil militantes.

A atual vice-líder do partido, Jo Swinson, deputada de 39 anos que representa o círculo de East Dunbartonshire, na Escócia, era considerada a favorita e é a primeira mulher a ocupar estas funções.

Aderiu ao partido quando tinha 17 anos e foi eleita deputada pela primeira vez em 2005, perdeu o assento em 2015, mas recuperou-o de novo em 2017.

Num discurso após o anúncio, Swinson manifestou-se “honrada” pela escolha para “liderar e fazer crescer e abrir o movimento liberal” que, disse, o Reino Unido “precisa tanto”, vincando “o liberalismo está vivo e a crescer”.

Castigados eleitoralmente após terem feito parte de um governo de coligação com o partido Conservador, entre 2010 e 2015, os Liberais Democratas estão reduzidos a 12 deputados, tendo o antigo líder Nick Clegg inclusivamente perdido o assento nas legislativas de 2017.

Porém, o protagonismo que o partido ganhou na contestação ao Brexit e ao acordo de saída negociado pelo governo impulsionou de novo a popularidade, resultando numa vitória das eleições locais, em maio, e num segundo lugar nas eleições europeias, à frente do partido Trabalhista.

A sucessora de Vince Cable acusou os dois principais partidos, o Conservador e o Trabalhista, de falharem perante as ameaças do nacionalismo, do populismo e da “catástrofe” do Brexit.

“O nosso partido tem sido claro sobre o Brexit desde o primeiro dia: nós acreditamos que o melhor futuro do Reino Unido é enquanto membros da União Europeia e é por isso que, enquanto vossa líder, vou fazer o que for preciso para parar o Brexit”, prometeu.

Um barómetro realizado pelo instituto de sondagens YouGov na semana passada colocava os Liberais Democratas em terceiro lugar nas intenções de voto, com 20 por cento, apenas um ponto abaixo do partido Trabalhista (21 por cento) e do partido Conservador (25 por cento).

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 30 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 30 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

As 4 principais falhas éticas dos líderes que mais prejudicam os trabalhadores

A propósito do Dia do Trabalhador conheça os maiores erros de ética empresarial Quando os…

há % dias

30 de abril, termina a Guerra do Vietname, que durou 16 anos

A Guerra do Vietname terminou a 30 de abril de 1975. Hoje, recorda-se o mais…

há % dias

Investigadores da UC desenvolvem aerogéis compósitos para criação de novas baterias sólidas

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC)…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias