Categorias: MundoNas Notícias

Erdogan apresenta queixa contra opositora turca por “insulto ao Presidente”

O Presidente turco Recep Tayyip Erdogan apresentou hoje queixa contra uma opositora que acusa de “injúria”, por ter referido que o chefe de Estado qualificava de “terroristas” os eleitores que não votam em si.

A queixa, que visa Meral Aksener, dirigente do partido de direita Iyi (Bom), foi apresentada pelos advogados do Presidente turco na procuradoria de Ancara, referiu a agência noticiosa estatal Anadolu.

Em causa, as declarações de Aksener na quarta-feira em Denizli (oeste), durante um comício de campanha para as eleições municipais de 31 de março.

“Como vão, queridos habitantes de Denizli que o Presidente da República qualifica de terroristas?”, referiu a opositora no início da sessão.

“Há 17 anos que essa pessoa conduz uma política que nos divide e nos lança uns contra os outros”, acrescentou Aksener, que já dirigiu o Ministério do Interior.

Estas declarações implicaram uma reação imediata de Erdogan, que tem acentuado as críticas a esta dirigente de um partido da oposição, em detrimentos dos ataques lançados contra o seu principal opositor, Kemal Kiliçdaroglu, chefe dos sociais-democratas do CHP.

O Presidente turco é regularmente acusado pelos seus opositores de diabolizar os que não votam na sua pessoa, e de ter polarizado profundamente a Turquia desde a sua chegada ao poder em 2003, assinala a agência noticiosa AFP.

Nos seus discursos políticos, Erdogan tem acusado dirigentes dos partidos da oposição, em particular o pró-curdo e de esquerda HDP, mas também o CHP; de estarem a soldo de diversas “organizações terroristas”.

Esta expressão designa a guerrilha do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) ou o movimento do predicador Fethullah Gülen, acusado pelas autoridades de Ancara de ter orquestrado a tentativa de golpe de Estado em julho de 2016.

Milhares de pessoas foram perseguidas ou condenadas na Turquia nos últimos anos por insultos a Erdogan, um crime passível de um a quatro anos de prisão.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 24 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

24 de maio, tem início a Guerra dos Cem Anos

É um dos maiores conflitos militares da Europa e começou a 24 de maio de…

há % dias

22 de maio, nasce Hergé, o ‘pai’ de Tintin, nazi e defensor de ideais racistas

Escritor, artista, e desenhador de banda desenhada, Hergé ficou célebre pela personagem que criou, mas…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

20 de maio, Timor-Leste liberta-se da ocupação indonésia

Hoje é dia de homenagear as vítimas timorenses, não apenas as vítimas do massacre no…

há % dias