Categorias: Nas Notícias

Empresa da Linha Saúde 24 estranha “chamadas falsas” em dia de protesto

A Linha Saúde24, cujos enfermeiros se manifestaram a 4 de janeiro, recebeu “um ataque” nesse dia, segundo a administração. Perante o invulgar número de chamadas falsas e anónimas, a empresa gestora quer “as autoridades judiciais” a investigar o caso.

A Linha Saúde 24 registou uma coincidência no dia 4: enquanto os enfermeiros fizeram greve, como protesto pela intenção da empresa gestora de reduzir os salários e a alegada pressão para obrigar os trabalhadores a aceitar ese acordo, o serviço recebeu um número invulgar de chamadas falsas e anónimas. A administração da empresa estranha a coincidência e considera ter sido alvo de “um ataque”.

Num comunicado citado pela Lusa, a empresa LCS anunciou que vai recorrer “às autoridades judiciais” para apurar a responsabilidade pelo “ataque” que provocou “tempos de espera anormalmente elevados”. No dia 4 de janeiro, de acordo com a mesma nota, o número de chamadas falsas e anónimas correspondeu a 15,7 por cento do total.

Perante “a gravidade da situação”, a administração da Linha Saúde 24 revela que vai promover as “medidas adequadas”, junto do Ministério da Saúde e das Ordens profissionais, para responsabilizar quem tenha cometido “eventual violação dos códigos deontológicos e de conduta profissional”.

“Serão igualmente desenvolvidas acções junto das autoridades judiciais para aferir as respetivas responsabilidades face a estes atos”, complementa o comunicado.

No dia 4 de janeiro, cerca de metade dos trabalhadores da Linha Saúde 24, na maioria enfermeiros, fez greve e concentrou-se junto à Autoridade para as Condições de Trabalho em protesto contra a alegada pressão da empresa para renovação dos acordos. Esses acordos, na grande maioria em regime de ‘recibo verde’ ou de contratos a prazo, contemplam uma redução do valor pago por hora, para quatro ou cinco euros/hora líquidos.

Essa medida tinha sido explicada pela administração, num comunicado anteriormente enviado à Lusa, com a necessidade de ajustar a despesa salarial à redução da comparticipação do Estado, que este ano será “70 por cento mais baixo do que o valor inicialmente contratado”.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 26 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 26 de…

há % dias

Alterações climáticas podem tornar-se na principal causa da perda de biodiversidade até 2050

De acordo com um estudo publicado hoje (sexta-feira, 26) na prestigiada revista Science, a biodiversidade global…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

26 de abril, dia de recordar as vítimas de Chernobyl

A 26 de abril de 1986, na Ucrânia (então parte da União Soviética), dá-se o pior…

há % dias

UC coordena projeto europeu direcionado para agricultura digital

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a coordenar um…

há % dias

24 de abril, os gregos entram em Troia escondidos no mítico Cavalo

O dia 24 de abril marca a entrada dos gregos em Troia: os troianos julgam…

há % dias