Categorias: Tecnologia

Chama-se “Zby atlanticus”, é um dinossauro e foi descoberto em solo português

Há uma nova descoberta portuguesa, com origem na Lourinhã: uma espécie de dinossauro com mais de 150 milhões de anos. Segundo anúncio feito nesta terça-feira, esta terceira espécie foi encontrada na Lourinhã, pertence ao Jurássico Superior e mediria cerca de 19 metros de comprimento, se estivesse completa. O nome deste dinossauro saurópode é ‘Zby atlanticus’.

A ciência pode dedicar-se a uma terceira nova espécie de dinossauro saurópode, cuja descoberta foi anunciada hoje, pelo Museu da Lourinhã, mas que resulta de uma pesquisa cujas origens se encontram a partir de 1996, aquando dos achados da espécie, no concelho da Lourinhã.

Esses achados foram alvo de estudo, por parte do paleontólogo português Octávio Mateus e dos investigadores britânicos Paul Upchurch e Philip Mannion. E agora surge a confirmação: o ‘Zby atlanticus’ tem 150 milhões de anos, pertence ao Jurássico Superior e mediria cerca de 19 metros de comprimento, no máximo, se estivesse completo.

A informação consta do blogue ‘Lusodinos’, do paleontólogo português, que é também professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Lisboa.

“Deste dinossauro saurópode foi escavada uma pata dianteira (braço), um dente e um osso da cauda, em 1996, 2000 e 2002, na localidade de Paimogo, a norte da Lourinhã, perto do local de onde também foram escavados ovos. Este é um saurópode de grandes dimensões e se estivesse completo estima-se que teria 18 a 19 metros de comprimento”, pode ler-se.

Inicialmente, quando se procedeu à identificação desses ossos, pensou que poderia tratar-se de um Turiasaurus, um género já existente, em Teruel, Espanha. No entanto, “verifica-se agora que é uma espécie e um género distinto com base em diferenças anatómicas nos ossos dos membros recebendo, por isso, um novo nome: Zby atlanticus.”

“O estudo foi publicado na prestigiada revista científica Journal of Vertebrate Paleontology por Octávio Mateus com os paleontólogos ingleses Philip Mannion e Paul Upchurch, do Imperial College e do University College of London, respetivamente. Os ossos originais estão no Museu da Lourinhã e uma réplica encontra-se na fachada deste museu, o que o torna este espécime muito fotografado”, realça ainda o Lusodinos.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 24 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

24 de maio, tem início a Guerra dos Cem Anos

É um dos maiores conflitos militares da Europa e começou a 24 de maio de…

há % dias

22 de maio, nasce Hergé, o ‘pai’ de Tintin, nazi e defensor de ideais racistas

Escritor, artista, e desenhador de banda desenhada, Hergé ficou célebre pela personagem que criou, mas…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

20 de maio, Timor-Leste liberta-se da ocupação indonésia

Hoje é dia de homenagear as vítimas timorenses, não apenas as vítimas do massacre no…

há % dias