Categorias: MundoNas Notícias

Economia de Cabo Verde cresceu 6,2% no segundo trimestre de 2019

O Produto Interno Bruto (PIB) de Cabo Verde cresceu 6,2 por cento no segundo trimestre deste ano, face ao período homólogo de 2018, impulsionado pelo consumo privado e pelas exportações, segundo indicadores divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Ainda segundo dados das Contas Nacionais Trimestrais do INE cabo-verdiano, este crescimento é superior ao registado no primeiro trimestre do ano, que foi então de 5,2 por cento em termos homólogos.

Estes números traduzem-se num crescimento económico médio nos dois primeiros trimestres de 5,7 por cento, contra os 5 por cento registados no ano de 2018, segundo os dados do INE.

As exportações de bens e serviços cresceram 8,5 por cento no segundo trimestre, um aumento também face aos 8,0 por cento do trimestre anterior, enquanto as importações caíram 4,0 por cento, a primeira descida em vários trimestres.

De acordo com os indicadores do INE, o consumo privado aumentou 2,9 por cento, em termos reais no segundo trimestre de 2019, ainda assim um abrandamento face à variação de 5,3 por cento registada no trimestre anterior.

Já o consumo público apresentou uma taxa de variação homóloga negativa de 14,2 por cento, quando tinha aumentado 20,8 por cento no trimestre anterior, enquanto o investimento registou uma variação homóloga de 0,5 por cento no segundo trimestre de 2019, contra a variação negativa em 11,4 por cento nos três primeiros meses de 2019.

No final de julho, em entrevista à agência Lusa, o primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, afirmou que a perspetiva mais realista do Governo para este ano aponta para um crescimento económico de cerca de 6 por cento do PIB.

Ainda assim longe da meta, assumida anteriormente, de 7 por cento ao ano.

“O crescimento de 7 por cento não é uma obsessão, é uma meta justificada porque precisamos de atingir esse valor de uma forma continuada para podermos duplicarmos, numa década, o rendimento ‘per capita’ dos cabo-verdianos”, disse Ulisses Correia e Silva.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: ÁfricaCabo Verde

Artigos relacionados

Células estaminais promissoras no tratamento do Lúpus

O Lúpus Eritematoso Sistémico (LES) é uma doença autoimune em que o sistema imune ataca…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

7 de maio, a Alemanha nazi rende-se na II Guerra Mundial

Sete de maio de 1945 assinala o princípio do fim da II Guerra Mundial, com a…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Asma, uma doença que merece todo o nosso respeito!

Artigo de opinião da Dra. Cláudia Ferrão – Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da…

há % dias