Categorias: Nas Notícias

É internado por alcoolismo, mas está viciado no Google Glass

Um militar foi internado por alcoolismo, mas a dependência que tinha de superar era outra. O verdadeiro vício do homem está no Google Glass. Como o próprio admitiu, não poder usar os óculos da Google custa muito mais do que a abstinência do álcool.

Um paciente foi reconhecido, numa revista médica dos EUA, como a primeira vítima de uma nova dependência: o vício do Google Glass, os óculos inteligentes desenvolvidos pelo gigante da informática.

O caso surgiu no âmbito do debate sobre a validação científica da dependência da internet (IAD, na sigla norte-americana), que no ano passado não foi admitida no manual de diagnóstico para os psiquiatras dos EUA.

Enquanto a IAD não é reconhecida pela generalidade dos especialistas, Andrew Doan publicou um artigo a explicar como diagnosticou e tratou o primeiro caso de dependência do Google Glass.

A situação começou quando um militar de 31 anos foi internado na clínica dirigida por Doan, que como médico da Marinha dos EUA gere um centro que orienta o ‘Programa de Abuso de Substâncias e Recuperação’.

Ao ser internado por problemas de alcoolismo, o paciente ficou sem acesso a aparelhos eletrónicos, o que levou os especialistas a detectarem um tique nervoso.

O militar batia repetidamente com o dedo na têmpora, um vício que diz ter ganho ao usar os óculos desenvolvidos pela Google.

“Ele disse que estava a passar por abstinência do Google Glass e referiu que a abstinência do Google Glass era mais difícil do que a abstinência do álcool”, sustentou Doan, numa entrevista ao The Guardian.

Segundo o médico, o homem utilizava o aparelho ao longo de 18 horas por dia, só o tirando para dormir e para tratar da higiene.

Como qualquer viciado, ficava irritável quando não podia ‘consumir’ o aparelho.

“O problema desta tecnologia é que está sempre lá e então a recompensa neurológica associada ao uso está constantemente acessível”, sustentou Andrew Doan: “O perigo com a tecnologia deste género é que permite estar quase constantemente no armário, enquanto se parece que se está presente no momento”.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

6 de maio, nasce Sigmund Freud, o pai da Psicanálise

Sigmund Freud nasceu em Freiberg, na Áustria, a 6 de maio de 1856. Foi um…

há % dias

5 de maio, nasce o Conselho da Europa, pilar dos Direitos Humanos

O Conselho da Europa é a mais antiga instituição europeia em funcionamento. Nasceu a 5…

há % dias

4 de maio, Margaret Thatcher torna-se na primeira líder do governo britânico

Margaret Thatcher foi eleita a 4 de maio de 1979, tornando-se na primeira mulher chefe…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias