Categorias: Economia

Durão Barroso elogia União Europeia pelo papel “como bombeiro e arquiteto ao mesmo tempo”

A União Europeia tem desempenhado um duplo papel, “como bombeiro e arquiteto”, que merece elogios do presidente da Comissão Europeia. Apesar dos “acidentes”, Durão Barroso acredita que “a ameaça existencial contra o euro está ultrapassada”, mas ainda é precisa mais união.

“A crise não é do euro”, diz Durão Barroso, mas das dívidas soberanas de quase todos os países da União Europeia (UE), agravada pelas debilidades do sistema financeiro. É verdade que a UE “não reagiu ao ritmo que outros gostariam”, que “poderia ter agido mais depressa”, mas ainda assim é preciso elogiar o papel desempenhado “como bombeiro e arquiteto ao mesmo tempo”, argumentou o presidente da Comissão Europeia (CE), quando intervinha na abertura da conferência “Portugal no Mundo”, a decorrer em Lisboa.

Assegurando que “o modelo social europeu não está morto”, Durão Barroso alertou os 27 membros da UE e os 17 do Eurogrupo de que é preciso ainda mais união, criticando o “euroceticismo” e a “eurofobia” de vários políticos que “quando corre algo mal europeizam o fracasso e quando corre algo bem nacionalizam o sucesso”.

É que, embora aconteçam “acidentes” de percurso, o trabalho para reforçar o rigor orçamental e as reformas laborais em curso em Portugal, Grécia e Itália são “essenciais no restabelecimento da confiança na estabilidade do euro”, assim como o esforço desempenhado pelo Banco Central Europeu (BCE). “O facto do BCE ter anunciado compras ilimitadas da dívida soberana caso seja necessário e o fundo de um trilião de dólares, que é igual ao que o FMI tem para situações de emergência, foram importantes para restabelecer a confiança do mercado”, complementou.

Sobre o trabalho realizado em Portugal, Durão Barroso prometeu colaboração da CE na luta contra o desemprego jovem, nomeadamente através do programa “Impulso Jovem”, mas apelou a toda a sociedade para começar a projetar o país a longo prazo, em vez de resumir o debate à crise no curto prazo. “A relação de Portugal com o mundo é uma história que tem que passar pela União Europeia”, insistiu ainda.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 2 de julho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 2 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

2 de julho, a Literatura ganha Hesse, mas perde Hemingway e Sophia

Nasce Hermann Hesse, morrem Ernest Hemingway e Sophia de Mello Breyner. O dia 2 de…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

1 de julho, nasce Amália Rodrigues, a diva do fado

Hoje é dia de recordar Amália Rodrigues, que nasceu a 1 de julho de 1920,…

há % dias

28 de junho, morre Terry Fox, herói no Canadá e ativista contra o cancro

Chama-se Terry Fox e ficou célebre pela sua perseverança. Perdeu uma perna devido a um…

há % dias