Categorias: Desporto

Duque nega fraude do Sporting: João Pinto e Veiga assinaram contratos ilíquidos

O líder da SAD do Sporting aquando da contratação de João Pinto, Luís Duque, revelou em tribunal que não assina “contratos líquidos”, pelo que a responsabilidade do pagamento de impostos não era do clube. João Vieira Pinto e José Veiga assinaram acordos ilíquidos. “Cada um que pague os seus impostos”, diz Duque.

Durante a sexta audiência do julgamento sobre o caso de alegada fuga aos impostos no contrato entre Sporting e João Vieira Pinto, Luís Duque revelou que rubricou contratos ilíquidos, pelo que a responsabilidade de pagar impostos não caberia ao clube, mas às partes contratadas: João Pinto e o empresário José Veiga.

“Eu não assino contratos líquidos. Cada um que pague os seus impostos”, afirmou Luís Duque, hoje, na 6.ª Vara do Tribunal Criminal de Lisboa, durante a inquirição de um julgamento que não contou com a presença do ex-jogador do Sporting – João Pinto está na Ucrânia, a acompanhar a seleção, como dirigente federativo.

Em causa estão quatro milhões de euros de prémio de assinatura, relativos à contratação do jogador que acabava de deixar o Benfica, em 2000, incompatibilizado com o presidente de então, João Vale e Azevedo. Segundo Luís Duque, não caberia ao Sporting pagar quaisquer impostos sobre esse valor.

Detentor dos seus direitos desportivos, João Vieira Pinto decidiu rumar a Alvalade, sendo que o Sporting pagou esses quatro milhões de prémio. No entanto, a alegada fraude fiscal qualificada – crime pelo qual responde o ex-jogador, além de José Veiga e Rui Meireles – nunca poderá ser imputada aos dirigentes leoninos, de acordo com o depoimento de Luís Duque.

O atual presidente da SAD do Sporting revelou ainda, na sessão de hoje, que está “desapontado” com João Pinto, por este ter dito que “desconhecia o contrato de prémio de assinatura”. Luís Duque assegura que o dinheiro foi pago e que o contrato era explícito.

Duque lamenta ainda o silêncio de João Vieira Pinto. “Fui enxovalhado publicamente”, recorda Luís Duque.

Já depois de ser jogador do Sporting, o jogador e seu empresário informaram o clube de Alvalade que os direitos desportivos pertenciam à empresa Goodstone, sediada em Inglaterra.

Nesse sentido, Luís Duque desmente que a SAD leonina tivesse participado em qualquer esquema de fuga aos impostos. Recorde-se que Luís Duque também foi constituído arguido neste caso.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 7 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 7 de…

há % dias

Células estaminais promissoras no tratamento do Lúpus

O Lúpus Eritematoso Sistémico (LES) é uma doença autoimune em que o sistema imune ataca…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

7 de maio, a Alemanha nazi rende-se na II Guerra Mundial

Sete de maio de 1945 assinala o princípio do fim da II Guerra Mundial, com a…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

Asma, uma doença que merece todo o nosso respeito!

Artigo de opinião da Dra. Cláudia Ferrão – Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da…

há % dias