Categorias: Nas Notícias

Duarte Lima pode ser parte de fraude no BPN que PJ desmontou

A detenção de Duarte Lima insere-se numa investigação da Polícia Judiciária, que acredita ter desmontado um esquema para burlar proprietários de terrenos na zona de Oeiras, e também o próprio BPN. A fraude consiste na compra e venda de terrenos e em linhas de crédito de 60 milhões de euros, para terrenos que valem pouco mais de 20 milhões. As buscas estendem-se ao filho de Duarte Lima, Pedro Lima, e a outros advogados, que terão participado nestes crimes.

Duarte Lima vai ser transportado para as instalações da Polícia Judiciária e posteriormente para o Tribunal Central de Instrução Criminal, onde será sujeito a primeiro interrogatório, que determinará as medidas de coação.

A medida de coação mais grave a que Domingos Duarte Lima está sujeito será prisão preventiva, mas não é correntemente aplicada pela Justiça portuguesa. O ex-líder parlamentar do PSD poderá ser impedido de contactar algumas.

As buscas na casa de Duarte Lima, na Quinta do Lago, começaram de madrugada. A Polícia Judiciária entrou na propriedade e deparou-se com o caseiro. Conversaram com o caseiro e regressaram à mansão, onde decorreram as buscas.

A casa é propriedade de Duarte Lima, mas através de um paraíso fiscal. Os investigadores da PJ acreditam que podem encontrar documentos importantes que ajudem a esclarecer as alegadas burlas. Também no Porto foram efetuadas as mesmas diligências na casa de um advogado próximo de Duarte Lima.

O advogado e antigo deputado está envolvido num processo relacionado com fraude e crime económico, relativo a compras e vendas de terrenos na zona de Oeiras. Estes negócios envolvem também Pedro Lima e um amigo da família, também detidos.

A fraude levou a que alguns proprietários de terrenos vendidos tivessem de lidar com dívidas às Finanças, devido a mais-valias. A intimação às famílias, para pagar as mais-valias, permitiu perceber aos proprietários que houve duplas escrituras e que o real valor da venda do terreno era superior.

O filho de Duarte Lima, Pedro Lima, e o advogado investigado pela Polícia Judiciária também estarão envolvidos nesta fraude, onde o BPN é parte. A assinatura de ambos em diversas escrituras denuncia a participação nesta alegada burla.

Duarte Lima enfrenta também outro processo de crime, no caso-Rosalina Ribeiro. O Ministério Público do Rio de Janeiro acredita que o advogado é o culpado da morte da companheira de Tomé Feteira, cuja herança gerou uma luta nos tribunais.

O ex-bastonário da Ordem dos Advogados, Rogério Alves, lembra, no entanto, que os dois casos não devem ser misturados e que o facto de surgir o mesmo suspeito em ambos é “uma coincidência”.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias