País

Unidades de Dor da Madeira e do Porto assinalam 25 anos

A Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) congratula as Unidade de Dor do Hospital Central do Funchal e do Centro Hospitalar de São João, pioneiras em Portugal, pelos seus 25 anos na luta contra a dor dos portugueses.

“A evolução a que assistimos, nos últimos anos, quer em termos de diagnóstico quer em termos de tratamento da dor, em Portugal, foi extraordinária e é, em grande parte, fruto do incansável trabalho e do empenho das equipas multidisciplinares que lidam diariamente com os doentes nas Unidades de Dor”, realça Duarte Correia, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor.

E acrescenta: “As Unidades de Dor do Hospital Central do Funchal, na Madeira, e do Centro Hospitalar de São João, no Porto foram das primeiras do país e são uma referência nesta área da saúde. Nos últimos 25 anos estas Unidades fizeram um trabalho exemplar em prol do alívio do sofrimento dos doentes, de forma a melhorar a sua qualidade de vida e capacidade funcional.”

Para o presidente da APED o alívio da dor é um imperativo ético “A dor contínua ou continuada, a incapacidade funcional ou para as atividades da vida diária, o isolamento social ou familiar, o sofrimento, a ansiedade e a depressão, o presencismo laboral, as baixas prolongadas ou as reformas precoces, constituem um conjunto de fatores, que condicionam, limitam e restringem a qualidade de vida destes doentes, que urge melhorar.”

Para assinalar os seus 25 anos, a Unidade de Dor do Centro Hospitalar de São João vai promover uma sessão comemorativa no dia 15 de abril, entre as 11h00 e as 13h00, na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

De forma a comemorar o seu aniversário a Unidade de Dor do Hospital Central do Funchal vai organizar uma Reunião Comemorativa, entre os dias 20 a 23 de abril, no Hotel Meliã Madeira Mare, na Madeira. Esta iniciativa irá contar com a presença do presidente da Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP).

As inscrições para a reunião comemorativa já estão disponíveis através deste link.

A Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) tem por objetivos promover o estudo, o ensino e a divulgação dos mecanismos fisiopatológicos, meios de prevenção, diagnóstico e terapêutica da dor.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação
Etiquetas: APED

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias