Categorias: Nas Notícias

Dominado fogo no cencelho de Penedono em Viseu

O reacendimento de segunda-feira do incêndio que deflagrou no domingo na freguesia de Beselga, concelho de Penedono, foi dominado às 04:07 de hoje, disse à Lusa uma fonte da proteção civil.

De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEP), o fogo teve início às 17:49 de domingo, foi dominado às 02:45 de segunda-feira, mas voltou a reacender.

Às 06:30 de hoje estavam no local 231 operacionais, com o apoio de 66 veículos.

Na segunda-feira, o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu tinha anunciado a existência de dois feridos, dois bombeiros que sofreram ferimentos ligeiros.

Ainda no distrito de Viseu, está também dominado o incêndio em Penalva do Castelo, que teve início às 17:26 de segunda-feira, em Antas e Miuzela.

“Apesar de dominado, vai ser ainda necessário efetuar um longo trabalho de consolidação e de rescaldo em todo o perímetro do incêndio”, explicou fonte do CDOS de Viseu, contactada pelas 04:00.

Às 06:30 estavam no local 121 operacionais, com o auxílio de 35 veículos.

A esta hora, estava ainda por dominar o incêndio na freguesia de Fundada, concelho de Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco, que estava a ser combatido por 1.025 operacionais, com o apoio de 328 veículos.

O incêndio que teve início em Vila de Rei às 14:50 de sábado destruiu até segunda-feira 8.558 hectares, de acordo com Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais (EFFIS).

Vários incêndios deflagraram no distrito de Castelo Branco ao início da tarde de sábado. Dois com origem na Sertã e um em Vila de Rei assumiram maiores dimensões, tendo este último alastrado, ainda no sábado, ao concelho de Mação, distrito de Santarém.

No mais recente ‘briefing’ com os jornalistas, às 20:00 segunda-feira, a Proteção Civil anunciou que, depois de uma tarde de reativações e de um combate difícil, o fogo estava “em resolução” no concelho de Vila de Rei, enquanto 70 por cento do incêndio em Mação estava também “em rescaldo”.

Trinta e nove pessoas foram assistidas no âmbito deste incêndio, das quais 15 são consideradas feridos ligeiros e uma sofreu ferimentos com gravidade. Destes 16 feridos, cinco são civis.

Depois de Portugal ter solicitado “assistência bilateral”, foram mobilizados para o combate dois aviões pesados anfíbios espanhóis.

Ainda segundo o ´site’ do EFFIS consultado hoje, este ano já arderam em Portugal 17.498 hectares, num total de 122 fogos.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias

Mover-se (bem) pela saúde do aparelho locomotor

Enveredar pela jornada de perda de peso, quando o objetivo é combater quadros de excesso…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 14 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 14 de…

há % dias