Nas Notícias

Djokovic vence Del Potro e conquista 14.º ‘major’ da carreira

O tenista sérvio Novak Djokovic conquistou no sábado o 14.º Grand Slam da carreira, ao vencer pela terceira vez o US Open, quarto e último ‘major’ da temporada, impondo-se na final ao argentino Juan Martin del Potro.

Naquela que foi a sua 23.ª final disputada em torneios do Grand Slam, um registo só superado por Rafael Nadal (24) e Roger Federer (30), o antigo número um mundial, que eliminou João Sousa nos oitavos de final, levou a melhor diante Del Potro, pelos parciais de 6-3, 7-6 (7-4) e 6-3, em três horas e 19 minutos.

Apesar de a final ter ficado decidida em três ‘sets’, Del Potro, número três do ‘ranking’ ATP, esteve em vantagem no segundo parcial, depois de devolver um ‘break’ e ficar na frente (4-3), mas não conseguiu levar a melhor e acabou por ceder no ‘tie-break’, ao cabo de 95 minutos.

Após ‘arrancar’ o segundo ‘set’, o sérvio de 31 anos voltou a reconquistar o ascendente evidenciado no início do encontro sobre o argentino, campeão do US Open em 2009, para reeditar os triunfos alcançados em 2011 e 2015, em oito finais disputadas em Nova Iorque.

Depois de falhar a edição de 2017 por lesão e de ter sido operado no último mês de janeiro ao cotovelo, antes de regressar à competição em março, Djokovic conquistou o segundo ‘major’ consecutivo da época, após Wimbledon, e o 14.º título do Grand Slam da carreira, igualando o registo do norte-americano Pete Sampras, que só é superado por Rafael Nadal (17) e Roger Federer (20).

“[Regresso bem sucedido] Deve-se ao apoio dos meus filhos, mulher e todos os que me são próximos e que me apoiaram nos momentos difíceis. Quando fui operado ao cotovelo é que percebi o que realmente passou o Juan Martin durante dois a três anos com várias lesões. Mas aprendemos com as adversidades e quando estamos em baixo”, afirmou Djokovic, felicitando o adversário por “tudo o que tem feito nos últimos cinco anos, acreditando que poderia lutar pelos torneios do Grand Slam.”

Juan Martin Del Potro esteve cerca de dois anos afastado dos ‘courts’, entre 2014 e 2016, com sucessivas lesões e quatro cirurgias aos pulsos, mas conseguiu voltar ao topo do ‘ranking’ mundial, tendo, contudo, acabado por ceder, com a derrota na final em Flsuhing Meadows, o terceiro lugar da hierarquia ATP ao sérvio, que embolsou ainda um prémio de cerca de três milhões de euros.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

20 de maio, Timor-Leste liberta-se da ocupação indonésia

Hoje é dia de homenagear as vítimas timorenses, não apenas as vítimas do massacre no…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias