Categorias: Nas Notícias

Direita espanhola substitui socialistas na presidência andaluza a 16 de janeiro

O candidato do Partido Popular (direita) será investido na presidência da Andaluzia numa sessão no parlamento regional que se realizará a 15 e 16 de janeiro, pondo fim a 36 anos de domínio socialista na maior Comunidade de Espanha.

A presidente do parlamento andaluz anunciou hoje em Sevilha que vai propor esta sexta-feira a investidura de Juan Manuel Moreno nesses dois dias.

A decisão foi tomada depois de Marta Bosquet (Cidadãos, direita liberal) se ter reunido durante o dia com os cinco grupos parlamentares da assembleia regional.

O anúncio foi possível depois de o partido de extrema-direita Vox ter assinado na quarta-feira um acordo de apoio parlamentar com o PP que forma o executivo regional coligado com o Cidadãos.

Os partidos da direita espanhola conseguem assim afastar o PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol) do poder, nesta região, ao fim de 36 anos.

Entretanto, hoje de manhã, o grupo parlamentar regional do PSOE renunciou à apresentação da investidura da atual líder andaluz socialista e ainda presidente da Comunidade Autónoma, Susana Diaz, que irá assumir “a liderança da oposição” na nova legislatura.

O acordo entre PP e Cidadãos prevê uma redução de 13 para 11 dos ministérios regionais e tem ainda 90 medidas que devem ser tomadas durante a legislatura.

O aumento da votação da extrema-direita na Andaluzia e a solução de Governo alcançada é um cenário que está a preocupar a esquerda, atualmente no poder em Madrid, nomeadamente se for repetido, a nível nacional, nas eleições europeias, autárquicas e autonómicas de maio próximo.

A soma dos partidos de direita conseguiu, nas eleições regionais realizadas em 02 de dezembro último, reunir a maioria absoluta no parlamento da Andaluzia, apesar de o PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol) ter sido o mais votado, mas com uma redução da sua presença parlamentar de 47 deputados regionais para 33, num total de 109.

O PP passou de 33 para 26 deputados e conseguiu manter-se em segundo lugar na escolha dos eleitores.

Juntando a este resultado o dos Cidadãos com 21 deputados e o do Vox com 12, a direita espanhola conseguiu chegar aos 59 assentos, mais quatro do que a maioria absoluta do parlamento regional.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: home

Artigos relacionados

Mover-se (bem) pela saúde do aparelho locomotor

Enveredar pela jornada de perda de peso, quando o objetivo é combater quadros de excesso…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 14 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 14 de…

há % dias

15 de maio, nasce Humberto Delgado, o ‘General sem Medo’

Hoje é dia de recordar Humberto Delgado, militar português da Força Aérea, um dos grandes…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

14 de maio, morrem Frank Sinatra e B.B. King

A morte do eterno Frank Sinatra é assinalada hoje, data em que, em 1998, parte…

há % dias

Estudo sugere que bactérias sobrevivem em meio hospitalar através da degradação de plásticos

Um estudo liderado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) sugere…

há % dias