Categorias: Nas Notícias

Diabetes: Sensor mede açúcar no sangue e envia dados para dispositivos móveis

Português integra grupo de investigadores que criou o projeto que consiste num método de medição de açúcar para diabéticos. O GlucoWise funciona através de sensores, instalados na orelha do paciente, enviam dados para smartphones ou tablets, lidos através de uma aplicação.

Há uma forma inovadora de ler os níveis de açúcar no sangue, criada por um grupo de investigadores, onde consta um português: trata-se de um sistema que funciona através de sensores, instalados na orelha do diabético, capaz de enviar dados para dispositivos móveis como smartphones ou tablets.

O projeto GlucoWise é desenvolvido por uma startup com sede no Reino Unido, de acordo com a agência Lusa. Faz parte do grupo de quatro finalistas do concurso Building Global Innovators, uma iniciativa do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), com o apoio do programa MIT Portugal e da Caixa Capital.

Este inovador método de medição de açúcar para diabéticos fez parte de um restrito conjunto de exemplos que foram escolhidos para apresentar à imprensa a cerimónia que entregará o prémio ao vencedor.

A startup de origem sul-africana está agora à procura de investidores, para que o produto inovador possa entrar no mercado. Entretanto, os investigadores estão a tentar criar um protótipo ainda mais pequeno, o que deve suceder “nos próximos anos”, adianta a Lusa.

O controlo da diabetes e a criação de novos mecanismos para facilitar o dia a dia dos pacientes é uma das grandes paixões da comunidade científica. Uma vez que exige uma medição exata dos níveis de glicose no sangue, a doença implica um cuidado permanente.

A qualidade de vida dos diabéticos não deixa de ser elevada, mas a verdade é que dispositivos como o GlucoWise facilitam o controlo da diabetes. O dispositivo é pequeno, não implica qualquer processo invasivo e faz a medição do açúcar com sensores, colocados na orelha, na mão ou no pé.

Depois, toda a informação recolhida é encaminhada para um dispositivo móvel, onde é monitorizado o nível de flicose, de forma fácil. Através do sistema cloud, o médico pode também aceder de forma simples à informação recolhida pelo diabético.

Este é um dos projetos a concurso e já foi premiado com 100 mil euros, por atingir este patamar. Trata-se de um apoio à inovação, todos os anos entregue no concurso BGI, que cumpre a quarta edição.

A incidência de diabetes em Portugal está a aumentar, em virtude do envelhecimento da população, do sedentarismo e também da alimentação pouco saudável.

De acordo com números relativos a 2011, há cerca de 12,7 por cento de portugueses diabéticos, o que representa cerca de um milhão de pessoas. Os dados relativos a 2012 serão apresentados no dia 26 de novembro.

Estima-se que haja em todo o mundo cerca de 90 milhões de diabéticos, número que deverá crescer para 100 milhões de diabéticos, em 2030. O GlucoWise afirma-se assim como um dispositivo muito útil no controlo de uma doença que preocupa.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 24 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

24 de maio, tem início a Guerra dos Cem Anos

É um dos maiores conflitos militares da Europa e começou a 24 de maio de…

há % dias

22 de maio, nasce Hergé, o ‘pai’ de Tintin, nazi e defensor de ideais racistas

Escritor, artista, e desenhador de banda desenhada, Hergé ficou célebre pela personagem que criou, mas…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

20 de maio, Timor-Leste liberta-se da ocupação indonésia

Hoje é dia de homenagear as vítimas timorenses, não apenas as vítimas do massacre no…

há % dias