Categorias: Nas Notícias

Deco aconselha consumidores da EDP a vigiar contadores e exigir comprovativos de intervenções

Auditorias da ERSE vão verificar falhas nos relógios dos contadores de eletricidade da EDP, bem como os procedimentos dos operadores. A Deco aconselha os consumidores a exigir comprovativos de todas as intervenções dos técnicos da EDP.

Dentro de poucos meses serão concluídas as três auditorias que a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) vai realizar, para averiguar se existem erros nos contadores, ou outros procedimentos dolosos, que prejudiquem os consumidores da EDP.

Em causa estão alegados erros, que a Deco aponta. Os contadores de eletricidade têm os relógios desacertados, o que suscita uma faturação da tarifa bi-horária errada. Segundo a Deco, são mais de 43 por cento de casos, número bem superior aos 12 por cento avançados pela empresa prestadora do serviço, a EDP.

Estas auditorias no continente e nas ilhas, que retirarão todas as dúvidas, ficarão concluídas nos primeiros meses de 2013, segundo adianta à Lusa fonte da ERSE.

Entretanto, a Deco aponta alguns comportamentos a adotar por parte dos consumidores, para se protegerem destes erros nos relógios dos contadores, ou de outras intervenções feitas pela EDP. “Sempre que os técnicos da EDP fizerem uma intervenção nos contadores, os consumidores devem pedir comprovativo”, diz Rita Rodrigues, da Deco Proteste, à SIC Notícias.

“O que está a acontecer é que os técnicos da EDP vão a casa dos consumidores, alteram relógios, acertam relógios, não deixam comprovativos e, depois, quando os consumidores reclamam o direito à compensação, [a EDP] responde telefonicamente ‘não’, alegando que ao abrigo da diretiva não há qualquer direito”, afirma Rita Rodrigues.

Por outro lado, os consumidores devem também “consultar um relógio e confirmar se existe algum desfasamento, em comparação com o relógio do contador”, aconselha a responsável da Deco.

A associação de defesa do consumidor estima que quase metade dos contadores de eletricidade pode ter desajustes que, na tarifa bi-horária, com repercussão na faturação do consumo final.

As contas da Deco não coincidem com os números avançados pela empresa prestadora do serviço, a EDP, e avançou para uma auditoria independente.

“O cenário é mais grave do que a EDP admitiu. A nossa análise no continente prova que, em cada 10 contadores multitarifa, mais de quatro tinham o relógio desacertado. Nos Açores e na Madeira também há erros”, garantem os técnicos da Deco, como refere uma nota publicada no site. leia mais

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 28 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 28 de…

há % dias

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

27 de maio, nasce Isadora Duncan, a dançarina que quebrou as regras

Isadora Duncan nasceu em São Francisco, a 27 de maio de 1877. É considerada a…

há % dias

24 de maio, tem início a Guerra dos Cem Anos

É um dos maiores conflitos militares da Europa e começou a 24 de maio de…

há % dias

22 de maio, nasce Hergé, o ‘pai’ de Tintin, nazi e defensor de ideais racistas

Escritor, artista, e desenhador de banda desenhada, Hergé ficou célebre pela personagem que criou, mas…

há % dias