Categorias: Nas Notícias

Corte de subsídios e lapso de Gaspar marcam dia da aprovação do Orçamento Retificativo

Numa debate marcado pela discussão do corte de subsídios, com o ministro Vítor Gaspar a assumir um “lapso”, o Orçamento Retificativo foi aprovado hoje, na Assembleia da República, com os votos a favor da maioria que forma o Governo, PSD e CDS-PP, a abstenção do PS e os votos contra de Bloco de Esquerda, PCP e ‘Os Verdes’.

O debate do Orçamento Retificativo, na Assembleia da República, aprovou o documento, como se esperava, mas ficou marcado pela questão do corte de subsídios de férias e de Natal a funcionários públicos e pensionistas. O titular da pasta das Finanças afirmara, entrevista à RTP, que essa medida seria aplicada pelo Governo apenas em 2012 e 2013. Agora, Vítor Gaspar sustenta que o Estado apenas pagará esses subsídios em 2015.

Também o primeiro-ministro Passos Coelho adiantou, ontem, em entrevista à Rádio Renascença, que apenas em 2015 serão pagos subsídios. Confrontado com estas duas versões sobre o mesmo tema, Vítor Gaspar assume que “naturalmente se trata de um lapso”.

“A temporalidade da suspensão dos subsídios e aquilo que foi votado nesta Assembleia da República dependem da lei do Orçamento de Estado para 2012, que tem vigência anual”, adiantou Vítor Gaspar.

Mas o ministro das Finanças não foi poupado a críticas. “Vem desmentir ou contrariar o primeiro-ministro, ou vem dizer que oi enganado?”, perguntou Honório Novo, do PCP. “Trata-se naturalmente de um lapso. O que está em causa é o período de vigência do programa”, reagiu Vítor Gaspar.

O ministro das Finanças sublinha que “não houve qualquer alteração” no que diz respeito ao prazo de aplicação do programa de ajustamento, que termina em 2014. Por outro lado, o ministro reafirmou que a suspensão dos subsídios consta do relatório de Orçamento de Estado, “para vigorar durante a vigência do programa”.

Nesse sentido, o corte de subsídios de Natal e de férias aplica-se aos funcionários públicos e pensionistas em 2012, 2013 e 1014, ao contrário do que afirmara Vítor Gaspar.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Asma, uma doença que merece todo o nosso respeito!

Artigo de opinião da Dra. Cláudia Ferrão – Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da…

há % dias

6 de maio, nasce Sigmund Freud, o pai da Psicanálise

Sigmund Freud nasceu em Freiberg, na Áustria, a 6 de maio de 1856. Foi um…

há % dias

5 de maio, nasce o Conselho da Europa, pilar dos Direitos Humanos

O Conselho da Europa é a mais antiga instituição europeia em funcionamento. Nasceu a 5…

há % dias