Categorias: Nas Notícias

Construção retrai 36 por cento nos últimos nove anos

Dados da Associação de Empresas de Construção, Obras Públicas e Serviços revelam que o sector continua em queda, seguindo uma tendência que se verifica desde 2002. De então para cá, verificou-se uma quebra de 36 por cento. Desde 2008, perderam-se 72 mil postos de trabalho. Encerraram mais de 1300 empresas entre abril de 2010 e o mesmo mês de 2011.

São números esclarecedores, de um dos setores mais afetados pela crise económica e que mais repercutem os sinais dessa mesma crise: a construção continua em queda, há nove aos consecutivos, num processo onde não se prevê uma retoma.

A Associação de Empresas de Construção, Obras Públicas e Serviços (AECOPS) revela que as empresas de construção despedem mais do que contratam, fruto da redução do investimento. No final do ano passado, o setor empregava 482,5 trabalhadores, o que contrasta com os 555 mil que se verificavam em 2008. Em pouco mais de dois anos, houve uma perda real de 72 mil postos de trabalho.

Outro dado que ajuda a perceber o comportamento do mercado da construção no último ano (segundo o de Construção e do Imobiliário) é a diminuição do número de empresas. Em cada dois dias que passam, sete fecham as portas, em média, totalizando 1300 desde abril de 2011.

Estes indicadores ajudam a compreender o fenómeno de contração do setor, que se verifica há nove anos consecutivos e que atinge uma quebra de 36 por cento, comparativamente com o anos de 2002. Só em 2010, a descida atingiu os 5,8 pontos percentuais.

Se é certo que poucas áreas de atividade conseguirão inverter os números negros, nos próximos anos, não deixa de ser verdade que as medidas propostas pelo FMI para o setor da construção deverão agravar um cenário já negro.

Nos planos da intervenção de resgate a Portugal, o Fundo Monetário Internacional pretende incentivar ao arrendamento, para reduzir o excesso de endividamento dos portugueses. Esta medida deverá abrandar ainda mais um sector que produziu mais do que a procura.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

6 de maio, nasce Sigmund Freud, o pai da Psicanálise

Sigmund Freud nasceu em Freiberg, na Áustria, a 6 de maio de 1856. Foi um…

há % dias

5 de maio, nasce o Conselho da Europa, pilar dos Direitos Humanos

O Conselho da Europa é a mais antiga instituição europeia em funcionamento. Nasceu a 5…

há % dias

4 de maio, Margaret Thatcher torna-se na primeira líder do governo britânico

Margaret Thatcher foi eleita a 4 de maio de 1979, tornando-se na primeira mulher chefe…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias