Tecnologia

Conhece o Lastpass? E lembra-se de todas as passwords que utiliza?

O LastPass, popular gestor de senhas, apresenta agora uma versão gratuita, disponível para todos os dispositivos móveis. Conhece este cofre forte de palavras passe? É ideal para um mundo onde os serviços online proliferam e nos obrigam a criar senhas seguras, alfanuméricas e diferentes para cada um desses serviços.

Quem recorre a serviços online que implicam registo conhece bem a realidade. É a palavra passe do banco, dos serviços de luz e água, do operador telefónico e de televisão, de serviços públicos como Finanças e Segurança Social. Como se não bastasse, há a Via Verde, os cartões de supermercado e, claro está, as diferentes redes sociais.

Ou seja, as passwords são o nosso melhor amigo, mas, ao mesmo tempo, o amigo mais complicado. Para simplificar, surgiu o Lastpass, um cofre forte de senhas, criptografado em nuvem, onde são armazenadas as palavras pass de todos os serviços e aplicações pretendidos.

O LastPass nasceu em 2008. O iPhone acabara de chegar, no ano anterior, sem uma App Store, e o Android ainda não existia.

Passaram oito anos e, desde então, as nossas vidas, tanto em casa como no local de trabalho, ‘dependem’ de vários dispositivos. Não há vida sem estar online e a tecnologia é o nosso quotidiano, em diferentes equipamentos.

A questão da segurança ganhou relevância. Criar passwords fortes em múltiplos registos que fazemos torna-se premente. E esta realidade deu origem a um problema: decorar as passwords. Quantas vezes teve de fazer um pedido para um reenvio da palavra passe?

Até 2016, mais de mil milhões de passwords foram divulgadas por culpa de práticas precárias. O LastPass pretende resolver este problema e apresenta-se com a garantia de segurança.

A novidade é que este cofre de passwords tem agora uma versão gratuita. O acesso é permitido somente com uma única senha, que não é gravada pela aplicação.

Através de um recurso de sincronização, torna-se possível fazer login no smartphone, e usar o serviço no computador, num tablet, ou noutro telemóvel.

Como funciona? Bastam três passos

Instale o LastPass no navegador ou no dispositivo que deseje.

Registe-se com o endereço de correio eletrónico e com uma palavra passe forte.

Depois, inicie sessão na extensão ou na aplicação e comece a guardar e a preencher as palavras-passe de cada um dos sites onde fez registos.

Como é óbvio, o LastPass exige do utilizador alguns cuidados e não se apresenta imune a ataques de hackers. Em qualquer serviço web, há riscos inerentes e não há milagres.

Esta aplicação conquistou milhões de utilizadores, em todo o mundo. E não vai ficar por aqui.

“Quanto melhor for a gestão das senhas, mais fácil será resolver esse problema. Queremos que nossos utilizadores usem o LastPass em todos os lugares – incluindo o local de trabalho, porque aceder a sites, aplicações e serviços diários não é um hábito que termine quando deixamos o escritório”, realça Joe Siegrist, criador da LastPass.

Segundo garante, o projeto vai tentar subir um patamar: dispensar a senha necessária para aceder a todas as senhas. “Pretendemos eliminar a nossa própria senha, mas que o utilizador possa esquecer este processo. Quando dermos esse salto, estaremos prontos para enfrentar todos os desafios de segurança”, conclui.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação
Etiquetas: Lastpass

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias