Categorias: Mundo

Conheça a nova doença cardíaca potencialmente fatal

Depois de 30 anos de suspeitas, foi confirmada uma nova doença cardíaca, pela Sociedade Espanhola de Cardiologia (SEC). Esta cardiopatia, chamada “síndrome de Bayés”, é potencialmente fatal.

Uma equipa de cientistas confirmou uma doença do foro cardíaco, depois de três décadas de suspeitas.

A cardiopatia é potencialmente fatal e carateriza-se por uma mudança da atividade elétrica do coração, quase impercetível. No entanto, através de um exame simples – como um eletrocardiograma – pode ser detetada.

“Agora sabemos que as pessoas que sofrem deste bloqueio interauricular têm um batimento cardíaco adiantado das aurículas. E sabemos que pode levar à arritmia”, explicou Martínez-Selléz à BBC Mundo.

Esta descoberta resulta de um estudo que envolveu cerca de três centenas idosos, sendo que 80 tinham cerca de 100 anos e 269 eram septuagenários. A doença revela-se por uma situação de pré-arritmia.

A síndrome Bayés afeta sobretudo pessoas com idade avançada e carateriza-se por bloqueio entre as aurículas do coração – as duas cavidades superiores do órgão.

“Trata-se de uma doença porque é uma alteração do circuito elétrico do coração, neste caso, do circuito elétrico das aurículas, que se associa a um risco demonstrado tanto de acidente cerebrovascular como de demência”, explicou também aquele médico cardiologista.

De acordo com o investigador, que participou na pesquisa, uma vez que ficou confirmada a existência desta nova doença, até agora desconhecida, os médicos sabem agora de que os pacientes que apresentarem aquela arritmia podem estar a ser vítimas de um bloqueio interauricolar. O resultado é a potencial formação de um coágulo na aurícula esquerda.

Com esta descoberta, abre-se caminho ao seu tratamento e também se previnem derrames cerebrais, que ocorriam com frequência em portadores da síndrome. Em casos mais graves, verificavam-se enfartes e também demência.

“Estamos convencidos de que os portadores desta alteração cardíaca beneficiarão de um tratamento antirrítmico e anticoagulante que ajudará a prevenir problemas cerebrais e a demência”, salientou também Martínez-Selléz.

A síndrome de Bayés foi batizada com aquele nome em homenagem ao cardiologista catalão Antonio Bayés de Luna, professor da Universidade de Barcelona.

Com o envelhecimento da população, os problemas de saúde que afetam os idosos ganham maior preponderância e preocupam ainda mais as comunidades médica e científica.

Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas, em 2050 haverá no mundo mais de 400 milhões de pessoas com mais de 80 anos de idade.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 30 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 30 de…

há % dias

Pilates na Ortopedia

Joana Bento Rodrigues - Ortopedista /Membro da Direção da SPOT A modalidade de Pilates foi…

há % dias

As 4 principais falhas éticas dos líderes que mais prejudicam os trabalhadores

A propósito do Dia do Trabalhador conheça os maiores erros de ética empresarial Quando os…

há % dias