Mundo

Conheça a nova doença cardíaca potencialmente fatal

Coracao_9Depois de 30 anos de suspeitas, foi confirmada uma nova doença cardíaca, pela Sociedade Espanhola de Cardiologia (SEC). Esta cardiopatia, chamada “síndrome de Bayés”, é potencialmente fatal.

Uma equipa de cientistas confirmou uma doença do foro cardíaco, depois de três décadas de suspeitas.

A cardiopatia é potencialmente fatal e carateriza-se por uma mudança da atividade elétrica do coração, quase impercetível. No entanto, através de um exame simples – como um eletrocardiograma – pode ser detetada.

“Agora sabemos que as pessoas que sofrem deste bloqueio interauricular têm um batimento cardíaco adiantado das aurículas. E sabemos que pode levar à arritmia”, explicou Martínez-Selléz à BBC Mundo.

Esta descoberta resulta de um estudo que envolveu cerca de três centenas idosos, sendo que 80 tinham cerca de 100 anos e 269 eram septuagenários. A doença revela-se por uma situação de pré-arritmia.

A síndrome Bayés afeta sobretudo pessoas com idade avançada e carateriza-se por bloqueio entre as aurículas do coração – as duas cavidades superiores do órgão.

“Trata-se de uma doença porque é uma alteração do circuito elétrico do coração, neste caso, do circuito elétrico das aurículas, que se associa a um risco demonstrado tanto de acidente cerebrovascular como de demência”, explicou também aquele médico cardiologista.

De acordo com o investigador, que participou na pesquisa, uma vez que ficou confirmada a existência desta nova doença, até agora desconhecida, os médicos sabem agora de que os pacientes que apresentarem aquela arritmia podem estar a ser vítimas de um bloqueio interauricolar. O resultado é a potencial formação de um coágulo na aurícula esquerda.

Com esta descoberta, abre-se caminho ao seu tratamento e também se previnem derrames cerebrais, que ocorriam com frequência em portadores da síndrome. Em casos mais graves, verificavam-se enfartes e também demência.

“Estamos convencidos de que os portadores desta alteração cardíaca beneficiarão de um tratamento antirrítmico e anticoagulante que ajudará a prevenir problemas cerebrais e a demência”, salientou também Martínez-Selléz.

A síndrome de Bayés foi batizada com aquele nome em homenagem ao cardiologista catalão Antonio Bayés de Luna, professor da Universidade de Barcelona.

Com o envelhecimento da população, os problemas de saúde que afetam os idosos ganham maior preponderância e preocupam ainda mais as comunidades médica e científica.

Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas, em 2050 haverá no mundo mais de 400 milhões de pessoas com mais de 80 anos de idade.

Em destaque

Subir