Categorias: Nas Notícias

Concurso para novo hospital da Madeira lançado em outubro

O concurso para a construção do novo hospital da Madeira vai ser lançado em outubro, aguardando o Governo Regional que o executivo da República inclua o apoio financeiro no Orçamento de Estado, disse hoje o secretário regional de saúde.

“O que sabemos é que durante o mês de outubro será lançado o concurso”, afirmou Pedro Ramos, no âmbito das comemorações dos 45 anos do hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal.

O governante admitiu que o executivo regional está “muito satisfeito porque, finalmente, o Conselho de Acompanhamento das Políticas Financeiras aprovou, por unanimidade, esta nova unidade hospitalar do país”.

Pedro Ramos acrescentou que a Madeira está agora “à espera da discussão do Orçamento de Estado e que o Governo da República (…) inclua verbas plurianuais até 2024, em conjunto com a região, para a concretização, do ponto de vista financeiro, desta nova unidade hospitalar”.

O responsável vincou a necessidade deste novo hospital, referindo que as várias estruturas existentes têm “uma grande longevidade em termos de estrutura física, o que faz com que dispersão de recursos torne mais onerosa a prestação de cuidados na Madeira”.

A nova unidade hospitalar tem um custo estimados de 340 milhões de euros, sendo comparticipado em 50 por cento pelo Estado.

Sobre o atual hospital do Funchal, Pedro Ramos destacou a sua evolução ao longo do tempo, acompanhando o percurso de desenvolvimento do arquipélago.

A saúde, “em 1974, tinha uma determinada imagem e, nestes 45 anos, nós melhorámos essa imagem com mais recursos humanos, mais tecnologia, mais equipamento, mais organização, com melhor planificação e resposta nas situações agudas, com a criação das vias verdes (…), melhor resposta nas doenças crónicas, dos procedimentos”, entre outros aspetos, afirmou.

“Hoje podemos dizer que o Serviço Regional de Saúde dá resposta a todas as situações, trata todas as doenças”, vincou, mencionando que a única exceção, devido ao elevado custo, é a área dos transplantes.

A acreditação de vários serviços do hospital do Funchal, nomeadamente, as unidades de cuidados paliativos e de medicina transfusional, foi outro aspeto que apontou.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias