Categorias: Economia

Concorrência: Espanha multa a Galp por ‘acertar preços’ com outras empresas

Cinco petrolíferas foram multadas em Espanha por alegada combinação dos preços da gasolina. Uma das visadas tem sede em Portugal, a Galp, e outras duas também atuam em Portugal: a Cepsa e a Repsol. A multa aplicada à Galp é de 800 mil euros, avança o El Pais.

O regulador da concorrência espanhol, a Comisión Nacional de los Mercados y la Competencia, multou cinco petrolíferas por alegada combinação de preços da gasolina, segundo avança o El Pais.

Uma das empresas multadas foi a Galp, que tem sede em Portugal, embora o principal acionista (a Amorim Energia, com 38,34 por cento do capital) esteja sediada na Holanda.

Ainda citando o jornal espanhol, a petrolífera que tem como investidor o Estado Português (através da Parpública, com sete por cento) foi multada em 32,4 milhões de euros.

O regulador da concorrência espanhol visou ainda duas petrolíferas que também estão presentes no mercado português: a Cepsa e a Repsol.

A Disa e a Meroil foram as outras duas empresas ‘castigadas’ por “práticas proibidas de coordenação de preços, intercâmbio de informação e pactos de não agressão”.

Numa análise por valores, a filial espanhola da Galp foi multada em 800 mil euros, muito distantes dos 20 milhões aplicados à Repsol e dos 10 milhões à Cepsa.

Abaixo da multinacional com sede em Portugal só ficou a Meroil, com uma multa de 300 mil euros. A da Disa, ainda segundo o El Pais, é de 1,3 milhões de euros.

A empresa já admitiu ter recebido a notificação, através de uma fonte que o Económico cita sem identificar: “A Galp Energia foi notificada da sanção imposta pela CNMC, no valor de 800 mil euros”.

“Já houve, ao longo da última década, vários expedientes abertos onde a Galp nunca foi multada”, recordou a mesma fonte, destacando que agora a Galp foi ‘apanhada’ numa investigação que visou “todos os grandes operadores do setor, onde também estamos incluídos”.

Salientando que a empresa agiu “dentro do estrito cumprimento da lei”, a Galp não descarta recorrer da multa: “está a analisar a decisão para avaliar as medidas a tomar”.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias