Nas Notícias

Companhia aérea de Cabo Verde proibida de voar para Itália

A companhia de aviação Cabo Verde Airlines (TACV) foi proibida de voar para Itália a partir de hoje, por causa dos cancelamentos de voos nos últimos dias, mas a empresa informou que já está a resolver a situação.

Em comunicado, a autoridade de aviação civil italiana (ENAC) informou que revogou as autorizações para a transportadora cabo-verdiana para operar nos seus aeroportos, “tendo em conta os cancelamentos de voos nos últimos dias”, que causaram “transtornos a centenas de passageiros”.

A ENAC informou que pediu uma lista de passageiros afetados e solicitou a Cabo Verde Airlines a suspender a venda de passagens com destino a Itália.

A reguladora pediu ainda à Agência de Aviação Civil cabo-verdiana, “informações sobre a situação da empresa e uma intervenção sobre a mesma para resolver as dificuldades que surgiram, tendo em consideração a temporada de verão em andamento”.

Em comunicado de imprensa, a Cabo Verde Airlines informou que já solicitou à ENAC a suspensão dessa revogação de voar para Itália, garantindo que já estão criadas as condições para a “normalização gradual” dos voos.

Desde o início do mês que a transportadora cabo-verdiana está a cancelar voos, justificando-se com o atraso na reposição de frota, mas garantindo que a situação está a ser resolvida com a chegada a Cabo Verde de duas aeronaves.

“A companhia continua a envidar todos os esforços com vista à normalização da operação e a assumir a proteção de todos os passageiros e a responsabilidade perante os parceiros locais, que têm ajudado a encaminhar os passageiros para companhias terceiras”, prosseguiu, indicando que já assegurou a proteção de 90 por cento dos passageiros em todos os países onde opera.

Na semana passada, a empresa informou que tinha cancelado 52 voos, afetando cerca de 7.550 passageiros.

A Cabo Verde Airlines está em processo de reestruturação, tendo o Governo assinado com o grupo islandês Icelandair um contrato de gestão, de forma a preparar a empresa para a privatização.

O contrato de gestão terminou e o Governo cabo-verdiano estima poder avançar brevemente com a privatização da empresa através da venda direta de 51 por cento a um parceiro estratégico.

A Icelandair tem sido apontada como esse parceiro estratégico, mas a empresa ainda não divulgou se vai avançar para o negócio.

Com um passivo acumulado de mais de 100 milhões de euros, a companhia, que mudou a sua base operacional da capital cabo-verdiana (Praia) para a ilha do Sal, assegura agora apenas as ligações internacionais, depois de ter sido cedido à Binter Cabo Verde o mercado doméstico.

O processo de privatização da TACV prevê a venda total da empresa, reservando 51 por cento do capital para um parceiro estratégico, 39 por cento das ações para investidores institucionais e 10 por cento para emigrantes e trabalhadores.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias