Categorias: Nas Notícias

Comissão Mista Angola-China vai reunir para incrementar relações comerciais

A Comissão Mista para a Cooperação Económica e Comercial Angola-China reúne, na quinta-feira, em Luanda, para assinar o Processo Verbal, documento que estabelece as linhas orientadoras para o reforço da cooperação económica, técnica e comercial.

Segundo um comunicado do Ministério das Relações Exteriores, a que a agência Lusa teve hoje acesso, a VI sessão da Comissão Mista para a Cooperação Económica e Comercial Angola-China será copresidida pelo secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Vieira Lopes, e pelo vice-ministro do Comércio da China, Qian Keming.

Após as discussões, as partes vão assinar o Processo Verbal, um instrumento jurídico que estabelece as linhas orientadoras para o incremento da cooperação nos domínios económico, técnico e comercial.

Na reunião, as delegações dos dois países vão avaliar o estado da sua cooperação, agendar as datas para a realização da II sessão da Comissão Orientadora, bem como da VII sessão da Comissão Mista de Cooperação Económica e Comercial, que será realizada na China.

O grau de implementação e eficácia do memorando de entendimento sobre cooperação no domínio do desenvolvimento dos Recursos Humanos, entre outras matérias, são outros dos assuntos a discutir pelas delegações.

O documento refere que, no plano económico e empresarial, a reunião vai servir também para encorajar os empresários de ambos os países a alargar a cooperação industrial, sobretudo nos setores agrícolas e transformador, no âmbito do investimento privado, bem como promover a cooperação a nível provincial e municipal.

As delegações vão ainda apreciar a implementação conjunta das medidas económicas e comerciais das “Oito Ações”, enquadradas no memorando de entendimento relativo à interligação do Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) 2018-2022 de Angola e as “Oito Ações” da Iniciativa Faixa e Rota da China.

O vice-ministro do Comércio da China, que chega hoje a Luanda, vai ser recebido, na quinta-feira, pela ministra das Finanças angolana, Vera Daves, regressando no mesmo dia ao seu país.

Angola e a China são parceiros de longa data e as relações diplomáticas datam de há 36 anos.

O Presidente angolano, João Lourenço, efetuou em 2018 duas visitas à China, sendo a primeira em setembro, por ocasião da Cimeira China-África, e a segunda, no mês seguinte, quando realizou uma visita de Estado.

Nas duas deslocações à China, o chefe de Estado angolano manteve encontros com o seu homólogo Xi Ji Ping, tendo como pano de fundo o reforço da cooperação bilateral.

A China continua a ser o primeiro parceiro comercial de Angola e o primeiro importador de petróleo angolano, tendo o volume de negócios entre os dois países atingido, em 2018, 28 mil milhões de dólares (25,2 mil milhões de euros).

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias