Categorias: Economia

CMVM: Queixa no MP por suspeita de manipulação da dívida soberana por especuladores

O Ministério Público (MP) recebeu queixa da CMVM, por suspeita de um crime de manipulação da dívida soberana de Portugal. Em causa, de acordo com o presidente daquele supervisor do mercado, um artigo publicado num “prestigiado” órgão de imprensa internacional, cujo autor teria interesse na desvalorização da dívida pública.

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) avançou com uma queixa no Ministério Público, por suspeitar dos objetivos dos autores de um artigo, publicado num órgão de imprensa internacional com prestígio.

Segundo revelou hoje aos deputados o presidente da CMVM, Carlos Tavares, durante uma audição na Comissão de Orçamento e Finanças, que decorreu no Parlamento, o supervisor do mercado encontrou indícios do crime de manipulação da dívida portuguesa.

O caso está relacionado com um artigo que aborda a dívida de Portugal, sendo que os autores do texto poderão ter lançado aquele texto com objetivos de provocar uma desvalorização da dívida pública portuguesa.

Esta prática, a confirmar-se, constitui um crime de manipulação, sendo que o MP vai proceder a uma investigação o caso, depois da queixa que a CMVM fez chegar e que foi tornada pública por parte de Carlos Tavares, hoje.

O presidente do regulador do mercado não adiantou mais pormenores sobre o caso, nesta audição parlamentar, mas assegurou que “os indícios de crime de manipulação de mercado foram participados ao Ministério Público”, segundo adianta, citado pela agência Lusa.

O artigo em causa abordava o quadro económico português e as perspetivas sobre a recuperação económica, o que tem implicações no comportamento dos investidores e, por via indireta, na valorização ou desvalorização da dívida soberana portuguesa nos mercados.

Os autores do artigo, de acordo com Carlos Tavares, “tinham interesse na desvalorização da dívida pública” portuguesa, sendo que os reais objetivos daquele artigo seriam manipular os mercados.

Em virtude da crise internacional e da retração do consumo, resultado das medidas de austeridade resultantes das restrições orçamentais em Portugal, levam a que centenas de empresas encontrem nos mercados internacionais a solução para os seus problemas

O presidente da CMVM, nesta audição no Parlamento, abordou ainda a eventual saída da Grécia do projeto de moeda única, considerando que esse cenário “não tem de ser considerado necessariamente negativo”.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 24 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

24 de maio, tem início a Guerra dos Cem Anos

É um dos maiores conflitos militares da Europa e começou a 24 de maio de…

há % dias

22 de maio, nasce Hergé, o ‘pai’ de Tintin, nazi e defensor de ideais racistas

Escritor, artista, e desenhador de banda desenhada, Hergé ficou célebre pela personagem que criou, mas…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

20 de maio, Timor-Leste liberta-se da ocupação indonésia

Hoje é dia de homenagear as vítimas timorenses, não apenas as vítimas do massacre no…

há % dias