Categorias: Nas Notícias

Aumento de horários: Governo aprova cláusula que protege emprego

Governo anuncia que a medida de aumento de meia hora diária no horário de trabalho por parte das empresas privadas não poderá servir como instrumento para despedir pessoal. Chama-se “cláusula anti-abuso” e tem como finalidade barrar a eliminação de postos de trabalho, com despedimentos e rescisões amigáveis, em paralelo com o aumento dos horários laborais. A nova lei, aprovada hoje em Conselho de Ministros, “protege o emprego”, segundo Marques Guedes.

O Governo precaveu a eventualidade de o aumento de carga laboral ser utilizado como instrumento para despedir profissionais. Nesse sentido, as empresas que pretendam aproveitar o aumento da carga laboral para reduzir o quadro de pessoal – mantendo a produtividade com menos despesas  e aumentando o desemprego – estarão a desrespeitar a “cláusula anti-abuso”, que estabelece limites.

O Conselho de Ministros esclareceu, em comunicado, que há restrições e que as novas regras só poderão ser aplicadas em empresas sem “perda líquida de emprego”.

O secretário de Estado da Presidência esclareceu que o Governo teve em consideração que poderia haver um uso indevido do aumento de meia hora de trabalho por dia. Luís Marques Guedes revelou que não será aceite qualquer “abuso ou utilização perversa” da nova lei.

No entanto, esta cláusula não se aplica às empresas que reduzam postos de trabalho em virtude da aposentação ou morte do funcionário.Apesar de tudo, o emprego “não está em causa” e a sua proteção foi uma das “grandes preocupações” do executivo, quando decidiu aplicar esta medida de austeridade.

Estes esclarecimentos surgiram no dia em que o Governo aprovou, em Conselho Ministros, o aumento de meia hora de trabalho nas empresas privadas. A medida é temporária e aplicar-se-á apenas nos anos 2012 e 2013.

A proposta do executivo liderado por Passos Coelho será agora discutida no Parlamento e seguirá depois para promulgação, que caberá ao Presidente da República, Cavaco Silva.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias