Categorias: Mundo

Cinco em cada seis americanos não sabem localizar Ucrânia no mapa

Onde fica a Ucrânia? Uma pesquisa nos Estados Unidos determinou que apenas um em cada seis norte-americanos sabe a resposta. No estudo do Instituto Survey Sampling Internation, alguns norte-americanos colocaram a Ucrânia dentro do território dos EUA, em África e até na Gronelândia.

A questão foi colocada a 2066 pessoas nos Estados Unidos, no âmbito de um estudo do Instituto Survey Sampling Internation, que pretendia saber qual a opinião dos norte-americanos sobre uma hipotética intervenção dos EUA naquele país.

E nem o facto de a Ucrânia ser o palco de uma crise política grave, na Europa Oriental, propicia mais conhecimento aos norte-americanos, já que cinco em cada seis não souberam a resposta. Muito menos poderão contribuir para uma geoestratégia bélica de Barack Obama.

Os inquéritos foram realizados entre os dias 28 e 31 de março, sendo que os entrevistados eram convidados a dar a sua resposta, com um mapa à sua frente, e a sua visão sobre qual o tipo de ação que os EUA deveriam adotar.

O problema surgiu quando se percebeu que apenas um em seis entrevistados era capaz de ‘encontrar’ a Ucrânia no mapa.

“Queríamos saber, junto dos norte-americanos, onde é que eles acham que fica a Ucrânia e investigar se este conhecimento ou desconhecimento estão relacionados com as suas opções sobre política externa”, explicaram os autores da pesquisa, num artigo publicado no jornal The Washington Post.

Assim, os investigadores solicitaram aos 2066 entrevistados que definissem onde se localiza a Ucrânia, num mapa. E uma conclusão surpreendeu os autores do estudo: apenas um em cada seis entrevistados conseguiu responder corretamente.

Mas há mais conclusões surpreendentes. Alguns colocaram a Ucrânia dentro do próprio território norte-americano. Outros transportaram a Ucrânia para África. E até para a Gronelândia…

Aqueles que defendem uma intervenção militar dos Estados Unidos são precisamente os que não conseguiram encontrar a Ucrânia no mapa. “As conclusões são tão claras como desconcertantes”, realçam os investigadores.

Entre a esmagadora maioria que desconhece a localização do território ucraniano está também o grupo de pessoas que vê a Rússia como a grande ameaça para os EUA.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias