Economia

China pede aos EUA que não usem segurança nacional para travar investimentos

A China apelou hoje a Washington que trate os seus investimentos de forma “objetiva e justa”, e que não utilize a “segurança nacional como um obstáculo” à cooperação e investimento entre empresas de ambos os países.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma alteração da Lei de Segurança Nacional, visando reforçar o poder regulatório da Comissão para o Investimento Externo, organismo do Governo norte-americano responsável por rever aquisições por entidades estrangeiras suscetíveis de ameaçar a segurança nacional.

Em comunicado, o ministério chinês do Comércio afirma que “a China levará a cabo uma avaliação exaustiva do conteúdo da proposta de lei e seguirá de perto o impacto que possa ter nas empresas chinesas”.

A mesma nota considera que a globalização está a desenvolver-se em profundidade e que os investimentos transfronteiriços estão no auge.

“As empresas da China e EUA têm uma forte vontade e grande potencial para aprofundar a sua cooperação no investimento. Os governos dos dois países devem responder às suas petições e oferecer um bom ambiente e expectativas estáveis”, aponta.

Trump deu luz verde à reforma da lei de segurança nacional durante um ato em que aprovou um orçamento recorde para a Defesa, de 716.000 milhões de dólares, para o ano fiscal de 2019.

Nos últimos meses, a Comissão para o Investimento Externo dos EUA travou vários negócios que envolviam empresas chinesas, incluindo uma oferta de uma subsidiária do grupo chinês Alibaba pela empresa de transferências monetárias MoneyGram, ou a compra de um fabricante de semicondutores do estado de Oregon (noroeste dos EUA) por uma empresa financiada pelo Governo chinês.

Ambos os negócios foram travados por motivos de segurança nacional.

O crescente escrutínio sobre o investimento chinês nos EUA poderá também servir de entrave à OPA (Oferta Pública de Aquisição) da China Three Gorges (CTG) à EDP.

A elétrica portuguesa entrou nos EUA, em 2007, com a compra da Horizon Wind Energy ao banco de investimento norte-americano Goldman Sachs. No final do ano passado, tinha cerca de 20 por cento da sua capacidade instalada no país.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias

Mover-se (bem) pela saúde do aparelho locomotor

Enveredar pela jornada de perda de peso, quando o objetivo é combater quadros de excesso…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 14 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 14 de…

há % dias