Nas Notícias

Chefe do Pentágono admite que acordo nuclear com Rússia ainda pode ter salvação

O secretário da Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, disse hoje que o tratado nuclear com a Rússia ainda tem salvação, apesar do anúncio de abandono feito há dez dias pelo Presidente norte-americano, Donald Trump.

Mattis explicou, durante um encontro no Instituto da Paz, em Washington, que o Pentágono trabalha para alcançar um acordo com o Kremlin, no que diz respeito a armas nucleares de médio alcance (INF, nas siglas em inglês), embora admita que tal seja difícil.

Segundo Mattis, as recorrentes violações do acordo por parte de Rússia põem em causa a credibilidade de futuros tratados.

Mattis também explicou que o Pentágono abordou a possibilidade de abandonar o acordo, junto dos seus aliados da NATO, tendo-lhes pedido apoio na procura de uma solução, na sequência das declarações de Trump.

“Pedi-lhes [aos aliados da NATO] que me façam chegar observações, se as tiverem, porque, se não, [a situação] parece-me insustentável”, indicou Mattis, que acrescentou não ter recebido “nenhuma proposta até à data”.

O primeiro acordo sobre armas nucleares de alcance intermédio foi assinado em 1987, entre os então presidentes dos dois países, Ronald Reagan e Mikhail Gorbatchov. Em 2010 foi assinado o acordo New Start, que deveria vigorar até 2021.

No passado dia 20, Trump acusou Moscovo de ter violado o acordo de não proliferação nuclear e anunciou a saída de Washington do tratado.

“Rússia violou o acordo. Está a violá-lo há muitos anos, e não sei por que motivo o Presidente Obama não o negociou ou não o denunciou”, disse então Donald Trump.

Moscovo, por seu lado, disse que o mundo será “mais perigoso” sem o tratado, e que alguns países europeus “não percebem” as consequências que teria a instalação de mísseis norte-americanos no Velho Continente.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Asma, uma doença que merece todo o nosso respeito!

Artigo de opinião da Dra. Cláudia Ferrão – Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da…

há % dias

6 de maio, nasce Sigmund Freud, o pai da Psicanálise

Sigmund Freud nasceu em Freiberg, na Áustria, a 6 de maio de 1856. Foi um…

há % dias

5 de maio, nasce o Conselho da Europa, pilar dos Direitos Humanos

O Conselho da Europa é a mais antiga instituição europeia em funcionamento. Nasceu a 5…

há % dias

4 de maio, Margaret Thatcher torna-se na primeira líder do governo britânico

Margaret Thatcher foi eleita a 4 de maio de 1979, tornando-se na primeira mulher chefe…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias