Nas Notícias

Certificação de dívida luandense a empresas portuguesas estará concluída em novembro

O governador da província de Luanda garantiu hoje, na capital angolana, que o processo de certificação da dívida do executivo luandense a empresas portuguesas deverá ficar resolvido até finais de novembro.

Adriano Mendes de Carvalho falava à imprensa no final de uma audiência que concedeu ao embaixador de Portugal em Angola, João Caetano da Silva.

Segundo o governador da capital angolana, o encontro serviu para abordar, entre outros assuntos, essencialmente a questão da certificação das dívidas que o Governo Provincial de Luanda tem para com algumas empresas portuguesas, cujo montante não especificou.

“Também pudemos ver qual a melhor forma de apresentarmos isso no mais curto espaço de tempo. Falar com as empresas para analisar o que é que é correto e o que é que não está correto, para podermos encaminhar esta dívida a quem de direito”, explicou Adriano de Carvalho.

O governante angolano sublinhou que o governo da província de Luanda pretende “fazer tudo por tudo, para que a certificação desta dívida termine mais ou menos até dia 22 de novembro”.

Adriano Mendes de Carvalho realçou que as dívidas existentes não comprometem o andamento das obras em curso a cargo de empresas portuguesas, frisando que o processo de certificação é necessário.

“A ação delas apresentarem que têm esta ou aquela dívida não implica automaticamente que a gente tenha de aceitar. Vamos analisar e certificar. Em primeiro lugar, há que certificar e, depois de certificar essa dívida, a gente vai avançar, não vai paralisar nada, vamos dar continuidade, os trabalhos vão continuar”, disse.

O Governo angolano estimou em 90 milhões de euros a dívida já certificada de entidades públicas angolanas a empresas portuguesas e não certificada na ordem dos 300 milhões de euros.

O primeiro-ministro português, António Costa, na recente visita que efetuou a Luanda, elogiou “a transparência” do Governo angolano na forma como aborda a questão das dívidas a empresas portuguesas e o calendário definido, até novembro, para o apuramento do volume global por regularizar.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: ÁfricaAngola

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias