Categorias: Nas Notícias

Celebrar a obra de Mário Dionísio nos 10 anos da Casa da Achada

Uma exposição de pintura de Mário Dionísio e a edição dos contos completos do escritor são duas das iniciativas que, a partir de quinta-feira, assinalam os dez anos de abertura ao público da Casa da Achada, em Lisboa.

A programação dos dez anos da Casa da Achada – Centro Mário Dionísio, que acolhe “espólio, interesses e obra” do escritor, pintor e ensaísta, foi publicada pela instituição no seu ‘site’, estende-se até 01 de outubro e envolve perto de duas dezenas de iniciativas, de concertos e debates, a exposições e mostras de cinema.

Às celebrações juntam-se “os amigos italianos da Lega di Cultura di Piadena”, associação cultural de Cremona, e artistas, cineastas, músicos, atores e escritores como Giuseppe Morandi, Juliette Achard, Luis Miguel Cintra, Peter Kammerer, Regina Guimarães, Serge Abramovic (Saguenail) e Sérgio Tréfaut, entre outros autores e intérpretes.

No primeiro dia, é inaugurada a exposição de pintura de Mário Dionísio, que toma por título um dos seus versos – “Pintura sem assunto, dirão os visitantes” –, e a mostra “Ser fotógrafo e não ter máquina, ter máquinas e não ser fotógrafo”, com imagens do realizador Giuseppe Morandi e a coleção de máquinas históricas de Vítor Ribeiro (Maçariku), um dos fundadores da Casa da Achada.

Luis Miguel Cintra, durante a sessão, revisita a leitura encenada de “Mais Verde, Mais Azul, Mais Branco, Mais Vermelho”.

Na sexta-feira, serão lançados os “Contos Completos”, do escritor, que reúnem, num só volume, os livros “O Dia Cinzento e Outros Contos”, “Monólogo a Duas Vozes” e “A Morte É Para os Outros”.

Serão também disponibilizadas listagens do arquivo, no ‘site’ da instituição, apresentadas por Eduarda Dionísio na sessão “Arquivo Mário Dionísio: usá-lo, como e para quê?”.

No fim de semana há oficinas e debates, sobre Mário Dionísio e temas da atualidade, da habitação aos coletes amarelos em França (terça-feira), e concertos de Jagjit Rai Mehta e do Coro da Casa da Achada.

A segunda-feira é dedicada ao cinema de Giuseppe Morandi (“Cavallo Ciao”), Angelo Rossetti e Michele Paladin (“La Nebbia Prima Che Si Alzi”), Peter Kammerer e H.G. Oxenius (“Conheces Esta Terra?”), e ao debate com Juliette Achard, Regina Guimarães, Saguenail e Sérgio Tréfaut, além de Morandi e Kammerer.

As comemorações encerram com “Memória de uma Kantata”, documentário de Margarida Rodrigues sobre o projeto “A Kantata de Algibeira”, da Casa da Achada, com sons de Lisboa, e “Direis Que Não é Poesia”, por Margarida Guia e o pianista João Paulo Esteves da Silva.

A Casa da Achada – Centro Mário Dionísio foi fundada por familiares, amigos, antigos alunos e admiradores da obra do escritor, como local de investigação, estudo e consulta, aberto ao público para diferentes iniciativas.

Nascido em Lisboa, em 1916, Mário Dionísio licenciou-se em Filologia Românica, em 1940, foi professor do ensino secundário e, após o 25 de Abril, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Na sua obra literária destacam-se os contos, a poesia (“Solicitações e emboscadas”, “O riso dissonante”, “Memória dum pintor desconhecido”, “Terceira idade”), o romance (“Não há morte nem princípio”, “Autobiografia”).

Escreveu para Seara Nova, Vértice, Diário de Lisboa, Mundo Literário (1946-1948).

No âmbito das artes plásticas, além de um volume sobre “Vincent Van Gogh”, escreveu “Conflito e unidade da arte contemporânea” e “A paleta e o mundo”, obra de história, biografia e abordagem analítica da arte.

“Mário Dionísio era acima de tudo do gigantesco ‘A paleta e o mundo'”, escreveu o encenador Jorge Silva Melo, seu antigo discípulo, na introdução da “Poesia completa”, publicada pela Imprensa Nacional; era o autor de “Memória de um pintor desconhecido”, “um poema nos limites da poesia, nos limites da prosa, nos limites do ensaio, um longo poema verdadeiramente experimental”.

A programação está disponível em centromariodionisio.org.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: Mário Dionísio

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias