Categorias: Nas Notícias

CDS quer assumir-se “fator de estabilidade” e, por “interesse nacional”, adia congresso para outubro

O Conselho Nacional do CDS-PP deliberou, “por larguíssima maioria”, adiar o XXV congresso, que irá ocorrer após as autárquicas. As “duas razões fundamentais” invocadas para justificar a decisão são “o processo político” em curso e o “fator de estabilidade” que o partido quer ser.

O XXV congresso do CDS-PP, que já tinha sido adiado uma vez, voltou a ser reagendado e irá ocorrer em outubro, depois das eleições autárquicas. A decisão foi aprovada “por larguíssima maioria” no Conselho Nacional, que reuniu ontem à noite, no Porto.

“O Conselho Nacional tomou por deliberação, por larguíssima maioria, só com três abstenções, a decisão de desconvocar o congresso do CDS e fazê-lo por duas razões fundamentais: em primeiro lugar, está a decorrer um processo político no qual o CDS pretende ser um fator de estabilidade e, portanto, pretende realizar esse congresso com a situação política estabilizada e ser ele próprio também, nesse mesmo processo, um fator de estabilidade”, explicou Telmo Correia.

“Estabilidade” foi um dos argumentos mais citados pelo dirigente centrista, que revelou ainda a marcação de uma convenção autárquica “no início da campanha” para as eleições de 29 de setembro. As atuais estruturas dirigentes do CDS “estarão em funções” até às eleições autárquicas e mantêm-se válidas as moções que foram apresentadas antes do primeiro adiamento.

“Interesse nacional”

Com “um novo processo” em marcha dentro do partido, com “nosso regulamentos” e “nova eleição de delegados”, como frisou Telmo Correia, a oposição interna optou pelo “patriotismo” e pela defesa do “interesse nacional”, como defendeu Pedro Pestana Barros, do Movimento Alternativa e Responsabilidade.

“O Conselho Nacional do CDS apela ao patriotismo de todas as forças políticas, ciente de que qualquer entendimento envolve espírito de compromisso de todas as partes. O Conselho Nacional do CDS acompanhará com esperança, serenidade e empenho as negociações, colocando sempre o interesse nacional acima dos seus próprios interesses”, adiantou Pestana Barros.

“Este é o momento do patriotismo, do país e de o partido estar unido e do partido apelar a um esforço patriótico dos três partidos do arco da governabilidade”, apelou ainda o porta-voz do movimento encabeçado por Filipe Anacoreta Correia.

A confirmação do adiamento do congresso surgiu horas depois de Pedro Mota Soares (ministro da Solidariedade e da Segurança Social) e Miguel Morais Leitão (secretário de Estado adjunto e dos Assuntos Europeus) terem representado o CDS-PP nas negociações com o PSD e o PS para um “compromisso de salvação nacional” exigido pelo Presidente da República.

Um comunicado emitido após a primeira reunião referiu que os negociadores analisaram, “de modo detalhado, os três pilares apresentados pelo senhor Presidente da República, tendo sido identificadas as questões fundamentais com vista à obtenção de um compromisso de salvação nacional com a máxima brevidade”.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias